ABC - domingo , 19 de maio de 2024

Editorial: Símbolos do descaso

Na Sacadura Cabral, em Santo André, base foi vandalizada (Foto: Pedro Diogo)
Na Sacadura Cabral, em Santo André, base foi vandalizada (Foto: Pedro Diogo)

Antes consideradas como parte essencial da estratégia de segurança pública no ABC, as bases fixas antes utilizadas pela Polícia Militar se tornaram símbolo do histórico descaso dos gestores da região com regiões de divisas.
Saltam aos olhos exemplos negativos de espaços que deixaram de ser usados pela PM e ficaram sem destino, virando em muitos casos abrigo para usuários de drogas. As antigas bases de segurança, ironicamente, passaram a provocar insegurança nos moradores.

A Polícia Militar mudou de estratégia nos últimos anos, passando a considerar mais eficaz atuar com bases móveis, que podem ser deslocadas para qualquer local do ABC, de acordo com a necessidade.
O problema não está na decisão da PM, mas no impasse que veio em seguida ao esvaziamento destes locais. As administrações municipais, responsáveis pela construção das bases que hoje estão abandonadas, não chegam a um consenso sobre o que fazer.

Newsletter RD

As prefeituras precisam chegar a uma definição e dar um destinação aos locais. As possibilidades são várias. Vão desde a instalação de equipamentos públicos ou, em último caso, até demolição – que seria uma alternativa melhor do que deixar tudo como está.
Nada pior do que chegar à uma cidade e se deparar com um cenário de abandono e vandalismo. O desleixo com as antigas bases fixas da PM mostra, no entanto, que essa não tem sido preocupação dos gestores. Que o ano eleitoral inspire os atuais prefeitos a dar mais atenção ao assunto.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes