ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Quase um mês após apagão, Enel não ressarce consumidores sobre prejuízos

Enel demorou, em alguns casos, mais de 100 horas para religar a energia. (Foto: Divulgação)

A crise elétrica em toda a Grande São Paulo, desencadeada por um vendaval no dia 3 de novembro e que deixou milhares de famílias sem energia, algumas por mais de 100 horas, trouxe uma enorme mobilização dos órgãos de fiscalização, como o Procon e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e também governamentais como prefeituras e o governo do Estado. Nem mesmo essa mobilização e ainda a queda do presidente da companhia, Nicola Cotugno fizeram a postura da concessionária mudar, pois continua a resistir em indenizar os prejuízos dos seus clientes.

Por resolução da agência nacional a companhia só teria que reparar danos em aparelhos que forem comprovadamente danificados pelas oscilações de energia. Ocorre que nem isso tem sido feito de forma integral, pois a Enel continua com a postura que a levou ao topo do ranking de reclamações do órgão de defesa do consumidor. Em entrevista ao RDTv, o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT) disse que a CPI da Enel na Assembleia Legislativa esperava um plano de ressarcimento até essa terça-feira (28/11).

Newsletter RD

Para o diretor do Procon de São Caetano, Marco Aurélio Sanches, a Enel nega, na maioria das vezes, o pagamento até dos equipamentos elétricos danificados. Segundo o advogado, em cada 10 tentativas de negociação com intermédio do Procon, apenas três dão resultado. Isso porque a Enel não atende a maior parte dos pedidos e quem quer ver seu prejuízo ressarcido tem mesmo de buscar a reparação na Justiça.

“A Enel tem um canal para isso onde o consumidor que tenha prejuízo com eletrônicos coloca as informações, junta laudos e valores do conserto, mas a concessionária tem um prazo para analisar. Por causa da falta de energia resultado do vendaval, tivemos só em São Caetano entre 30 e 40 reclamações, as quais ainda não temos a devolução, a resposta, destas demandas. Pelo histórico que temos o número de ressarcimentos é muito baixo, cerca de 30%”, conta.

Pedir dano moral no Judiciário

O especialista em direito do consumidor diz que a Enel não respeita o poder de intermediação do Procon. “Eles dão de ombros, por isso é que a gente tem orientado os consumidores a procurarem a Justiça. Aqueles que tiveram também prejuízos com alimentos, ou os pequenos comerciantes que perderam produtos ou não puderam abrir suas portas por falta de energia também devem seguir o caminho da Justiça, porque para isso seria necessário um cálculo do lucro presumido, um tipo de perícia, que o Procon não tem como fazer. O consumidor é que tem de levar a demanda ao Judiciário, o Procon não pode fazê-lo. No Judiciário pode pedir dano moral também”, explica.

Sanches diz que, por conta de valores baixos, como a perda de alimentos, os consumidores acabam por desistir da busca pela reparação. “Às vezes por desconhecimento, falta de informação e também por achar que não vale à pena, as pessoas acabam deixando para lá. Quem sofre mais são os mais desprotegidos, as pessoas mais pobres”, observa.

Enquanto o Procon se vê engessado na busca de negociação com a Enel, na Justiça ainda não há informação de indenizações. O Tribunal de Justiça de São Paulo não informou quantos processos há contra a Enel, abertos desde o dia 3 de novembro. A corte justificou que os processos seguem um rito único e os casos relacionados à Enel não tiveram preferência ou uma força tarefa destinada somente a eles. O TJSP informa ainda que há Câmaras de Conciliação que podem ser utilizadas para a tentativa de acordo com a concessionária.

Atingidos

Em resposta ao Consorcio Intermunicipal do ABC, a Enel afirmou que 556 mil imóveis foram afetados pela falta de energia com o temporal do dia 3/11. A cidade que contabilizou o maior número de imóveis afetados pela falha no sistema elétrico foi Santo André (238.316), seguida por São Bernardo (124.573), Diadema (76.016), Mauá (55.117), São Caetano (48.695), Ribeirão Pires (9.756) e Rio Grande da Serra (4.148).

O RD perguntou à concessionária sobre quantos consumidores foram ressarcidos dos seus prejuízos, mas a Enel não respondeu, falou apenas dos procedimentos para a reparação de prejuízos nos eletrodomésticos. “Em relação a possíveis danos a aparelhos elétricos, a Enel Distribuição São Paulo informa que segue o que determina a Resolução 1000/2021 da ANEEL, que estabelece todo procedimento a ser feito pelas distribuidoras de energia elétrica em caso de ressarcimento. A distribuidora acrescenta que, de acordo com a resolução, o cliente pode realizar sua solicitação via aplicativo, site, contato com a Central de Relacionamento ou comparecer em uma loja da Enel. É possível ingressar com a solicitação no prazo máximo de até 5 anos a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento. Para dar entrada no pedido de ressarcimento, é necessário atender os seguintes requisitos: ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência; informar a data e o horário provável da ocorrência do dano; relatar o problema apresentado e descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como marca, modelo, ano de fabricação etc”, diz a empresa em nota.

O consumidor pode realizar o contato nos canais digitais de atendimento: Aplicativo da Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS (https://apple.co/2VpYh8q) ou Android (http://bit.ly/2VmOsIj), pela Agência Virtual no www.enel.com.br, pela Central de Atendimento no telefone 0800 72 72 120 ou presencialmente em qualquer loja de atendimento. Para mais informações: https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/solicitacao-de-ressarcimento.

Procon nas cidades

Nos Procons das cidades centenas de reclamações se acumulam contra a Enel. A companhia de energia ainda está em prazo para a resposta dos questionamentos.

Em Santo André, entre atendimentos e orientações, o Procon de Santo André registrou 107 casos relacionados à Enel desde o dia 3 de novembro. “Os casos ainda estão em andamento, sendo assim, alguns estão no prazo de resposta para verificação dos próximos passos. Quantos aos casos que o Procon encaminhou para o Judiciário por falta de um acordo entre as partes, o órgão está recebendo respostas que estão sendo analisadas, para avaliar se atende ou não o solicitado”, informa. Informações no e-mail procon@santoandre.sp.gov.br, presencialmente de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200 para outras informações.

Em São Bernardo, o Procon diz que desde o dia 3 de novembro foram recebidas 136 reclamações sobre a Enel. As reclamações podem ser feitas pelo site www.procon.sp.gov.br ou pelo e-mail do escritório local (proconsbc3@saobernardo.sp.gov.br). Há ainda atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e de sábado, das 8h30 às 11h30, na Praça Azul do Poupatempo (rua Nicolau Filizola, 100, Centro), mediante agendamento prévio pelo fone: (11) 630-4650/0800-77-08-156 ou pelo site: https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/servicos/212831/mostrar. Desde o dia 14, todas as unidades do Atende Bem da cidade também passaram a receber queixas de munícipes insatisfeitos com o atendimento da Enel. Basta comparecer aos postos do Atende Bem do Riacho Grande, Assunção, Alvarenga, Rudge Ramos ou Taboão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou na unidade Centro, das 7h às 19h, de preferência com agendamento para evitar filas.

Em Mauá foram 22 reclamações, mas a prefeitura diz que elas não estão relacionadas à falta de energia. Ribeirão Pires não registrou reclamações contra a Enel no Procon da cidade. Em Diadema foram apenas dois atendimentos de informação, mas ninguém formalizou queixa. Rio Grande da Serra não informou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes