Ibovespa tem instabilidade por cautela com feriado e CPI dos EUA, na quinta-feira

A calmaria internacional é insuficiente para definir um norte ao Ibovespa nesta quarta-feira, 11, apesar do resultado menor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, divulgado mais cedo. A indefinição do Índice Bovespa é atribuída em parte a um movimento parcimonioso antes do feriado no Brasil, que deixará os mercados fechados na quinta-feira, e quando será divulgado o principal indicador de inflação norte-americano, o CPI. O indicador é o predileto do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) nas suas tomadas de decisões.

“Tá quase no zero a zero, é um cenário divergente, provavelmente esperando a ata do Fed, que sairá à tarde”, diz Marco Monteiro, analista CNPI da CM Capital.

Newsletter RD

Pela manhã, nos Estados Unidos foi divulgada a inflação ao produtor, que atingiu 0,5% no mês passado, ante previsão de 0,3%. Em tese, reforça a ideia de que o Fed manterá os juros no nível atual por mais tempo do que o imaginado. No entanto, o mercado ficará à espera do CPI, que será divulgado amanhã, e tem mais influência nas decisões do Fed.

“Os mercados aparentam estar cautelosos por ser feriado aqui amanhã e por ter a divulgação do CPI americano”, diz Monteiro, da CM Capital.

O que atrapalhar mais o Índice Bovespa nesta quarta-feira pré-feriado no Brasil é o petróleo, que cai entre 1,60%, em Londres, e -2,23%, em Nova York. As ações da Petrobras caíam entre -0,54% (PN) e -0,94% (ON). Já Vale ON subia 0,33%, diante da expectativa de anúncio de medidas de estímulo à economia chinesa. O minério de ferro subiu 1,04% em Dalian, na China.

À espera da folga de amanhã, o IPCA de setembro menor do que a expectativas tem pouca força para animar. De todo modo, a leitura do dado é positiva.

O estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, avaliou o número como um “excelente” resultado, que pode diminuir a possibilidade de redução do ritmo de queda da Selic. Atualmente, a maioria espera corte de meio ponto porcentual no juro básico à frente.

Preliminarmente, o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, avalia que a variação de gasolina mais baixa do que o antevisto no IPCA de setembro deverá se refletir na projeção de outubro, que ganha viés de baixa da alta atual de 0,26%. “Em termos anuais, avaliamos que a perspectiva de 2023 deverá ser reduzida de 4,8% para 4,7%”, adianta em nota.

Ontem, o Ibovespa fechou em alta de 1,37%, aos 116.736,95 pontos.

Às 11h29, subia 0,14%, aos 116.899,25 pontos, ante mínima aos 116.513,79 pontos (-0,19%) e máxima aos 117.072,50 pontos, quando avançou 0,29%.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes