Em meio as comemorações dos 471 anos de fundação, Santo André realizará a primeira edição do Festival Sabores da Cidade, que visa fomentar o setor gastronômico do município. Ao RDtv desta segunda-feira (22/04), o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, ressaltou a possibilidade de aumentar o número de turistas a partir de bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos do ramo.
“Nós queremos ativar todos esses estabelecimentos. Convidamos esses estabelecimentos para que possam preparar um prato promocional, aproveitando a especialidade que esse restaurante tem. Com um nome alusivo à cidade de Santo André, especialmente aos 471 anos”, iniciou o secretário.
“Para atrair os clientes os pratos terão preços atrativos. A ideia é fomentar toda essa cadeia que transforma Santo André em um dos principais polos gastronômicos de toda a Região Metropolitana”, seguiu Banzato.
Até o dia 30 de abril, os donos destes estabelecimentos podem fazer a sua inscrição on-line (https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/festival-sabores-da-cidade/) e garantir sua participação. O evento vai ocorrer entre 13 de maio e 11 de junho. Neste período, os participantes terão todo o material para a divulgação de sua presença no festival, tanto com banners nas ruas quanto a divulgação pelas redes sociais da própria Prefeitura.
Segundo Banzato, o número de inscritos já beira aos 70. Como comparação, o Restaurante Week, que envolve estabelecimentos da Grande São Paulo, mas principalmente da Capital, e que está em sua 32ª edição, conta com 161 participantes em sua primeira edição, sendo quatro de Santo André, três de São Bernardo e um de São Caetano. Para o chefe da Pasta, é possível imaginar que na segunda ou terceira edição o Festival Sabores da Cidade ultrapasse essa marca.
A ação andreense visa aproveitar o aumento de turistas na cidade. Segundo levantamento feito pela Prefeitura em parceria com a Strong Business School, faculdade que conta com parceria com a Fundação Getúlio Vargas, só em 2023 foram 550 mil turistas que passaram pela cidade. Foram 150 mil reservas nos seis hotéis existentes no município. Só a Vila de Paranapiacaba recebeu 220 mil pessoas no ano passado.
Evandro Banzato aponta que existe uma demanda grande para o turista que acaba passando apenas um dia na cidade. A intenção é aumentar as rotas turísticas, o que por consequência também potencializa o polo gastronômico.
Visando este público, a Prefeitura já conta com cursos na Escola de Ouro e em parceria com outros integrantes do seguimento para conseguir ampliar o número de trabalhadores voltados para este setor. Evandro relembra que no último feirão de emprego promovido na cidade 12 empresas ofereciam cerca de 300 vagas.