A Strong Business School, universidade voltada para a área econômica, vai realizar um levantamento sobre o comportamento do consumidor na região, levando em conta as cinco principais datas para o comércio: Dia das Mães; Dia dos Namorados; Dia dos Pais; Dia das Crianças; e o período da Black Friday e do Natal. Ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (10/04), o economista e professor Sandro Maskio detalhou os próximos passos sobre a iniciativa que terá o apoio da ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André).
A pesquisa será feita a partir da infraestrutura já existente do Centro de Inteligência de Mercado (CIM), da Strong. Junto com alunos e com os integrantes da ACISA serão realizados estudos a partir de entrevistas presenciais e virtuais com os consumidores em cada data. A intenção é entender como o consumidor do ABC vai se portar em cada data em relação a compra de presentes, valores, locais de compra e outros temas que serão debatidos em cada data.
“Principalmente a construção de um trabalho perene, ao longo do tempo, que permite que há medida que colhemos informações, que a gente tenha dados que nos possibilite ter uma visão de uma trajetória, uma projeção melhor. Inclusive para que a gente consiga fazer ponderações com relação aos efeitos da dinâmica da Economia, neste caso, do varejo”, explica Maskio.
No caso do Dia das Mães, primeira data que será avaliada, além dos questionamentos sobre os presentes, os consumidores que participarem da pesquisa também podem indicar se vão levar as matriarcas para algum restaurante no segundo domingo do mês de maio. Assim, o estudo também vai levar em conta a prestação de serviços na região.
Outro objetivo é fazer uma leitura sobre como a queda na taxa de desocupação e o aumento da renda dos brasileiros vem mudando o comportamento de consumo. Sandro Maskio aponta que a prioridade do momento das pessoas é o pagamento de dívidas, principalmente às que foram contraídas durante a fase mais aguda da pandemia do Covid-19.
Sobre outros objetivos do estudo, uma das ideias é ter ainda mais apoio das demais associações comerciais da região, tanto para conseguir fazer o levantamento quanto para divulgá-lo e debatê-lo ao longo do processo. Cada pesquisa vai levar um mês para ficar pronta e ser divulgada.