A ACIAGBC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) realizará no dia 16 de maio uma série de palestras voltadas para o setor imobiliário. O 1º Encontro de Imobiliárias do ABC vai debater locação, a economia e as estratégias de marketing. Ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (24/04), o vice-presidente da Associação e CEO do Grupo Guaíra, Nilson Ferreira, relatou a necessidade da nova gestão em se aproximar deste grupo.
Segundo Ferreira, o entendimento da gestão liderada por Julio Diaz, da Suporte Engenharia e Construtora Ltda., era de que houve uma importante aproximação nos últimos anos em relação as construtoras e que o mesmo deveria ser feito com as imobiliárias.
O evento contará com três palestras. Eduardo Luiz, CEO da AluOK, falará sobre as “Mudanças e oportunidades na locação: um oceano a ser explorado”. Ferreira aponta um crescimento das locações na região, principalmente no público mais jovem.
“Vem aumentando, principalmente (a locação) de imóveis mobiliados, em que a pessoa não tem trabalho. A maioria das imobiliárias modernizou o seu atendimento, fazendo um ambiente mais digitalizado para atender esse público jovem que está acostumado com tecnologia”, explica.
Apesar do cenário de alta, a questão do preço segue sendo uma preocupação. Mesmo com o surgimento da demanda de pessoas que estão trocando a cidade de São Paulo pelo ABC, ainda não é possível ter imóveis com valores próximos ao da Capital.
Na área de economia, a palestrante será a economista do Banco Sicredi, Eleonora de Oliveira, que fará a palestra “Perspectivas Econômicas no mercado imobiliário”. Segundo Ferreira, existe uma expectativa de melhora com a queda da taxa de juros, mas algo que será sentido no médio prazo. Atualmente o principal problema está com os financiamentos em alguns bancos, principalmente com a rapidez em que os valores destinados para imóveis acabam rapidamente.
A última palestra será liderada por Paulo Sergio Santos Pinheiro, sócio diretor executivo da Lopes Consultoria de Imóveis e diretor de imobiliárias-lançamentos da ACIAGAC. O tema será “Estratégias de Ações e Marketing para o Mercado Imobiliário de Lançamentos”.
Nilson Ferreira considera que hoje existe um processo voltado para todos os públicos, aliando o digital com as redes sociais, canais no Youtube e uso de outras ferramentas, com a possibilidade de apartamentos decorados que conseguem passar todos os detalhes do futuro imóvel. Para o vice-presidente da ACIGABC, os dois modelos estão cada vez mais associados.