Pacheco: ‘mais do que nunca, Legislativo está unido ao Judiciário e ao Executivo’

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), garantiu que, “mais do que nunca”, o Poder Legislativo está unido ao Judiciário e ao Executivo após os atos antidemocráticos no domingo (8). Segundo ele, tal união é “insolúvel” para se fazer prevalecer a democracia brasileira “para sempre”.

“Portanto, essa união é o resultado que se tem do dia 8 de janeiro, que é uma responsabilidade que se impõe a cada senador e a cada senadora que tenhamos atenção, dedicação e ações redobradas de preservação da nossa democracia”, argumentou Pacheco em fala de abertura da sessão no Plenário do Senado. “Instituições são fortes o suficiente para reagir a esse tipo de assalto.”

Newsletter RD

Ao citar o espírito de pacificação e postura em prol do funcionamento pleno das instituições, ele pontuou que não deve se confundir o espírito de pacificação com leniência e inércia. O senador prestou solidariedade às depredações ocorridas nos Poderes Executivo e Judiciário. “Todos os Poderes sofreram esses atos antidemocráticos análogos ao terrorismo.”

Pacheco apresentou compromisso da Casa em tomar as providências para que o Senado “volte a funcionar em sua plenitude”. Além disso, para que a próxima legislatura, que toma posse em 1º de fevereiro, seja inaugurada “dentro dessa plenitude de funcionamento”.

Na avaliação do senador, o que aconteceu no domingo não foram “excessos de manifestações democráticas”, mas crimes e, portanto, devem ser tratados como tal. “Quiseram tomar de assalto a democracia brasileira, dar um golpe”, destacou.

“Não se pode ter sentimento de impunidade, eles golpistas serão tratados na forma de lei”, disse.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes