UFABC: Sem escolhas e a deriva

Está nas mãos do presidente da república, Michel Temer (MDB), a escolha daquele que comandará a reitoria da Universidade Federal do ABC. Uma situação aparentemente simples se a questão político-partidária não entrasse no meio para atrapalhar uma pauta que pode prejudicar os mais de 15 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação.

Na lista tríplice formada pelos professores José Alex Sant’Anna, Ronei Miotto e o reitor pró-tempore Dácio Roberto esta em posse de Temer, que também sabe da opinião da maioria dos alunos, funcionários e professores que decidiram em votação pelo nome de Dácio. Então o chefe do Executivo Nacional têm todas as informações necessárias para tomar uma decisão.

Newsletter RD

A grande questão é que infelizmente o debate está mais em torno do pensamento político-partidário dos candidatos do que exatamente sobre sua capacidade para gerenciar uma universidade de grande porte e grande importância. Da mesma forma que a política no Brasil é levada muito mais pelas cores dos partidos do que pelas ideias para o país, a UFABC terá o seu destino formado por intermédio do mesmo pensamento pequeno que vem nos atrasando há décadas.

A intenção não é defender um ou outro nome, mas defender que uma forma mais racional de debate sobre o assunto seja feita. Temos que lembrar que os reitores passam, mas a UFABC vai ficar com mais e mais graduandos procurando o seu método de ensino. Não se pode deixar que os erros que levam ao país de tempos em tempos a crises políticas gigantescas façam que alunos sejam prejudicados por não haver um real debate. Temos que pensar na Universidade e não em pensamentos pessoais que não ajudam em nada.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes