
Os trabalhadores da empresa de processamento de materiais plásticos Component, localizada em Diadema, entraram em greve por 4 horas, nesta terça-feira (12), devido a falta de acordo sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Após negociações com o Sindicato dos Químicos do ABC, houve um acordo e os trabalhadores retornaram aos seus postos.
A princípio a empresa queria pagar um PLR no valor de R$ 1.048, número estipulado como o mínimo para a categoria, mas segundo o Sindicato, a Componente está realizando alguns investimentos que na visão da categoria não justificaria o pagamento do valor mínimo. Após uma reunião foi acertado o pagamento de R$ 1.200. Até o fechamento desta matéria, a informação era de que o acordo ainda não foi assinado.
“Estipulamos um valor mínimo, mas o valor pode aumentar conforme a empresa. Não podemos exigir que uma empresa pequena pague um valor alto, temos essa noção. Neste caso, o acordo foi bom para todos. Conseguimos a aprovação dos três turnos de trabalho. Em algumas empresas que os trabalhadores entram nessa luta, conseguimos esses acordos”, explicou o diretor do Sindicato dos Químicos do ABC, José Freire.