ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Caiado: Mansueto está costurando um novo projeto de lei para apoiar Estados

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, disse nesta segunda-feira, 18, que o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, já está costurando um novo projeto de lei para apoiar Estados em grave crise financeira. A ideia é dar dinheiro novo a esses governos estaduais conforme seus planos de cortes de gastos, antecipando o fôlego financeiro enquanto as medidas adotadas ainda não surtem efeito na prática. Caiado garantiu, porém, que esse projeto não será moeda de troca para que os governadores apoiem a reforma da Previdência.

“A reforma terá nosso apoio independentemente de qualquer coisa”, garantiu o governador de Goiás ao deixar a sede do Ministério da Economia após reunião com Paulo Guedes.

Newsletter RD

Segundo Caiado, esse projeto seria diferente do Regime de Recuperação Fiscal, que exige uma série de contrapartidas para que o Estado ingresse no programa de socorro e só então possa receber dinheiro novo. Hoje o Estado de Goiás não consegue aderir porque não atinge os critérios exigidos para entrada no regime.

“O Regime de Recuperação Fiscal, até hoje só o Rio de Janeiro aderiu e está com as finanças em colapso. Não foi a solução”, disparou Caiado, que é um dos mais engajados nas discussões para um socorro alternativo aos Estados. Segundo ele, é preciso dar uma “cota de credibilidade” aos novos governadores, que já assumiram com as finanças em péssima situação e com chances pequenas de recuperação por conta própria.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes