Prefeito de Mauá convida Hélcio e Chiquinho do Zaíra para integrar governo

Eleito vice-prefeito, Hélcio deixou cargo em 2013 para virar deputado federal, mas não conseguiu se reeleger (Foto: Roberto Mourão)

O ex-vice prefeito de Mauá e ex-deputado federal Hélcio Silva (PT) voltará a integrar o governo Donisete Braga (PT). O petista retorna para atuar mais uma vez na área da Habitação: ele ficará à frente da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá), autarquia criada em 2001 que auxiliará a secretaria da Habitação em assuntos como regularização fundiária. O titular da pasta continua sendo Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB). O vereador Francisco Esmeraldo Felipe Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PT do B) vai ocupar a secretaria de Planejamento Urbano.

Mudou geral
Donisete promoveu um rearranjo no secretariado. José Afonso Pereira, atual secretário de Planejamento Urbano, vai para a Chefia de Gabinete e também acumulará interinamente a Secretaria de Relações Institucionais. A atual chefe de gabinete, Ruzibel Sena de Carvalho, assume a Secretaria de Assuntos Jurídicos, atualmente comandada por Eudes Mochiutti, enquanto que Marcos Filório, atual secretário de Relações Institucionais, irá para a Secretaria de Segurança Alimentar, atualmente comandada por José Stella Júnior.

Newsletter RD

Cadê o Paulo?
Hélcio Silva volta ao governo depois da tentativa frustrada de se reeleger deputado federal no ano passado. No entanto, há outro derrotado que ainda não foi beneficiado com cargo na gestão petista. Paulo Eugênio, ex-secretário de Mobilidade e ex-candidato a deputado estadual, não foi contemplado com a reforma no secretariado promovida por Donisete Braga.

Quem sobe
Chiquinho do Zaíra será substituído na Câmara por Rogério de Paula Costa, o Kuka (PT do B), primeiro suplente da coligação formada por PTB, PMN e PT do B. Kuka é comerciante e obteve 1.495 votos em 2012.

Alta rotatividade
Paulo Pinheiro (PMDB) está disposto a manter o título de prefeito do ABC que mais promove troca de secretariado. Neste sábado o prefeito de São Caetano vai empossar o novo secretário de Esporte e Turismo, o vereador Severo Neto de Oliveira (PSB), que gosta de ser chamado de “Severo e Amigos”. A pasta é uma das mais instáveis do governo Pinheiro. O cerimonial com a assinatura do termo de posse será realizado às 10h, na sede da secretaria. Maurício Fernandes (PSB) vai assumir o lugar de Severo Neto na Câmara Municipal.

Eu acredito
O prefeito de Santo André continua a acreditar que Miriam Belchior será indicada pela presidente Dilma Rousseff para presidir a Caixa Econômica Federal. Prefeitos petistas do ABC estão na torcida para que a indicação se confirme e garanta uma ponte entre a região e o “cofre” que libera verbas para diversos municípios.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes