O INSS alerta aposentados, pensionistas e demais beneficiários sobre um novo golpe que vem sendo aplicado: pessoas com crachá falso estão se passando por servidores do INSS para fazer uma suposta “prova de vida presencial”. Esses golpistas vão até a casa dos beneficiários e pedem dados e foto. O Instituto recomenda que não sejam fornecidas quaisquer informações e que o segurado ligue para a polícia. No momento, não está sendo realizado nenhum tipo de pesquisa externa para prova de vida.
A pesquisa externa do INSS é feita somente em casos de comprovação de vínculo, conferência de endereço e se há indícios de irregularidades, por exemplo. No entanto, nessas visitas, os servidores não pedem cópia de documentos nem fotografia. O servidor apenas faz a conferência do documento de identificação e não tira foto dele. Em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135, para confirmar se a pessoa é realmente funcionária do INSS.
Além disso, vale lembrar que estão suspensos os bloqueios de pagamento por falta de comprovação de vida até 31 de dezembro deste ano. Desde o ano passado, o próprio INSS está coletando dados governamentais dos cidadãos, em cadastros de diversos órgãos públicos, e atualizando a prova de vida daqueles beneficiários cujas interações sociais foram suficientes para comprovação de vida.
Para saber como está sua situação em relação à prova de vida, a pessoa pode acessar o site gov.br/meuinss ou aplicativo Meu INSS para celular, ou ligar para a Central de Atendimento 135, para verificar a data da última confirmação de vida feita pelo Instituto.
Apesar de não ser mais obrigatória, a pessoa pode fazer, se quiser, a sua prova de vida. Entretanto, esse procedimento é feito numa agência bancária da instituição que faz o pagamento, e não no INSS.
Por fim, vale reforçar três pontos: o INSS não vai até a casa dos aposentados para fazer prova de vida; até o fim deste ano, não ocorrerá bloqueio de pagamentos por falta de comprovação de vida; o Instituto não está notificando os beneficiários por uma suposta falta de prova de vida.
Caso receba alguém em sua casa se dizendo servidor do INSS, não forneça nenhuma informação e ligue para o telefone 135, para verificar se a visita é legítima. Caso seja golpe, chame a polícia.