
O vereador de São Bernardo, Afonso Torres, o Afonsinho (PSDB), morreu durante a madrugada desta quarta-feira (14/02), aos 61 anos, após lutar contra um câncer. O tucano estava internado há duas semanas no Hospital 9 de Julho, na Capital, após o seu quadro de saúde se agravar. O ex-subprefeito do Rudge Ramos e ex-assessor do prefeito Orlando Morando (PSDB), em sua passagem pela Assembleia Legislativa, deixa esposa e dois filhos.
A confirmação da morte foi feita em comunicado oficial da Câmara de São Bernardo nesta manhã O velório será realizado nesta manhã, no Hall Social da sede do Legislativo. A partir das 10h a cerimônia será aberta ao público. O sepultamento está previsto para ocorrer às 16h, no Cemitério Jardim da Colina, no bairro Jardim Petroni.
Nascido em São Bernardo, Afosinho era formado em Administração de Empresas e tinha pós-graduação em Gestão Pública. Trabalhou como office boy em uma empresa metalúrgica e foi gerente de suprimentos, além de ter um comércio no bairro Rudge Ramos.
O ser eleito deputado estadual, Orlando Morando convidou Afonso para ser seu assessor na Assembleia Legislativa para ajudá-lo no trabalho feito com as entidades assistenciais da região, principalmente para a destinação das emendas parlamentares.
Se candidatou pela primeira vez para vereador em 2016 e alcançou 2.168 votos, alcançando a primeira suplência. Durante o primeiro mandato de Morando como prefeito foi nomeado como subprefeito do Rudge Ramos, sendo responsável pela implementação do programa Vizinhança Solidária. Afonsinho foi eleito vereador em 2020, alcançando 4.077 votos. Na Casa de Leis assumiu a vice-presidência em 2023.
“Neste momento, me faltam palavras para descrever a dor de perder este grande amigo que, durante muitos anos, dedicou sua vida trabalhando em ações sociais e pelo desenvolvimento de São Bernardo, em especial atendendo demandas de moradores do Rudge Ramos, região que ele sempre carregou uma paixão imensurável. Peço que Deus conforte neste momento de imensa dor todos de sua família e amigos”, escreveu o prefeito de São Bernardo.