
Com a chegada do inverno marcada para 20 de junho, os municípios da região já se preparam para ajudar a população em situação de vulnerabilidade. Projetos sociais e iniciativas públicas como arrecadação de agasalhos, cobertores e alimentos, já estão em andamento, com objetivo de amenizar os impactos das baixas temperaturas nas ruas e comunidades locais.
Um dos destaques é o projeto Anjos da Sopa ABC, que atua durante todo o ano com ações de caridade e, neste período, promove sua tradicional Campanha do Agasalho. A organização arrecada diversos itens, como cobertores, roupas, calçados, alimentos, ingredientes para sopa, produtos de higiene e limpeza. Roupas e calçados podem ser de qualquer tamanho ou gênero, desde que estejam em bom estado.
As doações podem ser entregues na sede do projeto, localizada na rua Javri, 449 – Vila Assunção, Santo André, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Quem preferir colaborar financeiramente pode adquirir itens como cobertores diretamente da organização, que os distribui a pessoas em situação de rua. Um cobertor biodegradável, por exemplo, custa R$ 16. O pagamento pode ser feito via PIX, usando o número (11) 97215-4434.
Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial: @anjosdasopadoabc.
Prefeituras iniciam as campanhas
No setor público, apenas São Bernardo já lançou oficialmente sua campanha, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com início previsto para junho e duração até setembro. As doações incluem roupas novas ou seminovas, calçados, cobertores em bom estado e meias novas. Empresas, escolas e secretarias municipais funcionarão como pontos de coleta. Todos os itens arrecadados serão entregues a famílias em situação de vulnerabilidade por meio de instituições locais.
Em Diadema, o Conselho do Fundo Social irá se reunir no próximo dia 15 (quinta-feira) para definir a Campanha do Agasalho de 2025. Mesmo antes do lançamento oficial, cerca de 200 cobertores já foram destinados à Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
Mauá e Santo André, por sua vez, ainda não divulgaram campanhas específicas, mas continuam recebendo doações em programas permanentes. Em Santo André, as Lojas Solidárias funcionam o ano todo e aceitam agasalhos, roupas, calçados, cobertores, brinquedos, material escolar e itens de higiene. Os pontos de coleta estão distribuídos em locais de grande circulação:
Shopping ABC – Av. Pereira Barreto, 42 – Vila Gilda
Atrium Shopping – Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Vila Homero Thon
Grand Plaza Shopping – Av. Industrial, 600 – Centro
Shoppinho – Rua Cel. Oliveira Lima, 410 – Centro
Coop Queirós – Av. Queirós dos Santos, 456
As lojas funcionam durante o horário de operação dos estabelecimentos comerciais em que estão localizadas.
As demais prefeituras não responderam até o fechamento da reportagem.