
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, promoveu nesta quarta-feira, 7 de maio, a verificação metrológica do radar instalado no corredor ABD, próximo ao n.º 1.308, em Diadema, cidade a 17 km da capital. O equipamento foi aprovado.
O Ipem-SP realiza diariamente a verificação metrológica de radares em todo o Estado de São Paulo. Esses instrumentos medem e registram a velocidade dos veículos para monitoramento do trânsito. A Portaria Inmetro 158/2022 determina a verificação anual ou sempre que houver reparo no equipamento. A fiscalização também fortalece a relação de confiança entre o cidadão e o governo.
O processo de verificação dura entre 20 minutos e uma hora. A ação conta com fiscais do Ipem-SP e com a equipe da empresa responsável pelo radar. Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O mesmo pode ocorrer poucas horas antes do agendamento, por solicitação de agentes de trânsito ou da empresa responsável.
Se aprovado, o equipamento recebe um certificado com validade de um ano. Em caso de reprovação, a empresa fabricante é notificada para corrigir o erro. Para que multas por excesso de velocidade sejam aplicadas, o radar precisa estar verificado pelo Ipem-SP. A equipe de fiscalização da regional do Ipem-SP em Santo André conduziu a ação.