Boletim RDtv 17/12/2022: Procon recomenda consumidor atenção com compras online

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Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que o Natal deste ano deve injetar mais de R$ 66 bilhões na economia. E boa parte das compras serão feitas online, seja pela facilidade ou por economia. Porém, a diretora do Procon de Santo André, Doroti Cavalini, alerta para alguns cuidados que essa modalidade requer, como verificar a segurança do site que o consumidor navega e o valor do frete.

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Enquanto na loja física você tem contato direto com o produto, na virtual o acesso é apenas por uma foto ou vídeo. E, muitas vezes, quando esse produto chega até o cliente pode frustrar as expectativas. De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até sete dias para o chamado arrependimento da compra. E, neste caso, a loja online não pode se negar a aceitar o produto de volta, e o consumidor não pode ter custo pelo frete de devolução. O mesmo não vale para a compra efetuada em loja física, que no momento da venda deve informar o prazo para troca.

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