ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Carla Morando vincula apoio no 2° turno à manutenção de projetos tucanos

Reeleita com 177.773 votos a deputada estadual Carla Morando (PSDB) destacou o que o resultado das urnas, citando também a eleição do vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (SD) para a Câmara Federal, representa um fortalecimento do grupo político do prefeito Orlando Morando (PSDB). Ela também destacou que a decisão sobre apoio do seu partido no segundo turno, para o qual foram Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT), dependerá de um compromisso para a manutenção de programas desenvolvidos pelo governo tucano no Estado e, principalmente para a continuidade do projeto do BRT e do Metrô, iniciativas para ligar o ABC à Capital.

Sobre o resultado da eleição dos dois candidatos apoiados por Orlando Morando, a deputada reeleita disse que isso se deve ao trabalho desenvolvido pelo grupo na região. “Representa a aprovação do  eleitorado da cidade e da região sobre o trabalho que está sendo executado pela prefeitura com o Orlando e também através de recursos que a gente traz do governo do Estado. A gente está no caminho certo. Acho que essa aprovação toda e também o bom desempenho, durante a campanha, colaboraram bastante. Acho que foi muito bom para esse grupo continuar melhorando o ABC e principalmente, aqui em São Bernardo”, disse Carla em entrevista ao RDTv desta segunda-feira (03/10).

Newsletter RD

Polarização

Para Carla Morando, o PSDB foi prejudicado na eleição estadual por dois fatores, primeiro por não ter candidato a presidente da República, segundo por causa da polarização dos candidatos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e os que apoiam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Na verdade a polarização que aconteceu no país fez com que muita gente que estava do nosso lado, que seria eleitor do Rodrigo Garcia, por medo de ter uma eleição de primeiro turno, acabou migrando e desidratando o governador e isso acabou afetando todos os estados. A polarização influenciou inclusive as legislaturas; as bancadas bolsonaristas são as maiores de todas, tanto o Republicanos quanto o PL estão dominando a Casa”, disse Carla sobre a composição da Assembleia Legislativa.

“A questão toda foi essa falta de ter uma candidatura própria, que nunca o PSDB ficou sem um candidato à presidência da República e isso acabou tirando bastante do nosso partido e atrapalhou muito nas nossas eleições  e com a polarização a coisa acabou tomando um rumo que não era esperado. Muitas pessoas migraram como um voto útil com medo de se encerrar no primeiro turno”. continua a tucana.

Carla disse que a decisão sobre apoio no segundo turno vai depender de uma reunião com Rodrigo Garcia e a bancada tucana. “Marcamos uma conversa para que a gente possa tomar uma direção única e ter um compromisso. O que a gente espera agora é que a gente tenha uma carta compromisso para que se mantenham os programas iniciados pelo governo do PSDB que vem há mais de 30 anos governando o Estado; que o próximo governador mantenha todos os ganhos que tivemos”. Ela citou projetos como o Poupatempo, Bom Prato, Fábrica de Cultura, Fatec (Faculdade de Tecnologia), ETec (Escola Técnica, farmácia de alto custo, AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), o COI (Centro de Operação Integrada), os hospitais estaduais, e as rodovias, dizendo que 20 melhores do país são paulistas, além das obras do Piscinão Jaboticabal.

“Precisamos ter segurança de continuidade. Todos os projetos que foram iniciados neste último ano em todos os 645 municípios e que estão em execução não podem parar. Tudo isso vai ser bastante conversado, com garantias para que a gente possa tomar algum partido, alguma direção. O apoio depende de um compromisso para que tudo isso não se perca e a gente tenha um cemitério grande de obras iniciadas no Estado”.

A deputada comemorou o aumento do número de mulheres na Alesp, de 19 para 25 deputadas. Ela disse que esse é um movimento que deve ser constante e que não se trata somente de uma onda. “Acredito que isso veio para ficar, até porque as mulheres precisam entrar na vida pública, precisam fazer política, falar de política e ter no Legislativo e no Executivo representatividade e uma igualdade, para que todos possam ter a sua representatividade e a sua voz.  Isso não deve ser uma onda, tem que aumentar a cada legislatura”.

Metrô

Perguntada se os projetos do Metrô para a região e o BRT, que vão ligar a região à Capital vão estar na balança para a definição de apoio a um dos dois candidatos ao governo paulista, Carla disse, inclusive, que esse deve ser o principal assunto. “É um projeto que o ABC já espera há muito tempo, que saiu do papel através desta emenda que eu fiz no orçamento para garantir o estudo básico. A gente já está no quarto estudo, este de viabilidade. Eu acho que são coisas que precisam sim ter uma garantia para ter qualquer tipo de conversa de apoio, tem que ter garantia da continuidade disso tudo, tanto do BRT, apesar de ser um investimento privado, ter a garantia de tudo isso continuar e não ter nenhum tipo de regressão. Acho que essa é uma das principais pautas”.

Na Alesp a deputada disse que o trabalho seguirá a mesma cartilha adotada nesta primeira legislatura, que é trazer mais recursos para a região, e também buscar a continuidade de projetos estaduais já iniciados. “Vou seguir empenhada em trazer investimento para as sete cidades e pautas importantes para que a gente tenha garantia da continuidade”, concluiu.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes