Eleição tem ônibus gratuito em três cidades, mais policiais e vias interditadas

Os ônibus em Rio Grande da Serra já têm tarifa zero aos domingos desde agosto. (Foto: Divulgação)

Neste domingo (02/10) 2.151.530 eleitores do ABC estarão aptos a irem às urnas, segundo os números do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Para garantir o comparecimento algumas prefeituras seguiram o entendimento do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luis Roberto Barroso em análise de uma ação federal que pedia a gratuidade do transporte coletivo em todo o Brasil no dia da eleição.

O Supremo recomendou aos municípios “que tiverem condições de ofertar o transporte público gratuitamente no dia das eleições o façam desde já”. No caso de Ribeirão Pires, a cidade já tem ônibus gratuitos aos domingos, mesmo caso de Rio Grande da Serra que adota a prática desde o dia 18 de agosto. Na tarde desta sexta-feira (30/09) a prefeitura de Diadema confirmou que, excepcionalmente nos dias de eleição, a tarifa não será cobrada.

Newsletter RD

Diadema informa que atendeu ao pedido do TSE e liberou as catracas dos ônibus no domingo e que também vai incrementar a frota. “Secretaria de Mobilidade e Transportes incluirá 16 novos ônibus nas 19 linhas à disposição da população. Ao todo serão 75 coletivos circulando no município. Importante ressaltar que a passagem será gratuita durante todo o domingo, para estimular a votação na cidade”, informou a administração em nota.

Quanto à saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e serviços especializados estarão fechados. Vão funcionar normalmente os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e os serviços de emergência 24hs como o Hospital Municipal Diadema (avenida Piraporinha, 1.808 – Piraporinha – Tel.: 4061-7000), o Pronto Socorro Central (rua Tiradentes, 100 – ao lado do Quarteirão da Saúde – Centro – Tel.: 4043-8000, o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Pronto Atendimento – Eldorado (avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Eldorado – Tel.: 4043-6701) e o Pronto Atendimento – Paineiras (rua Javari, 635 – Jardim Paineiras – Tel.: 4091 8899).

Interdições

A prefeitura de Diadema fará três interdições de vias públicas durante as eleições. São elas: Fechamento total da rua João de Almeida (onde fica o 426° Cartório Eleitoral); fechamento parcial (2 faixas interditadas) da av. Sete de Setembro, 189 (onde fica o 222° Zona Eleitoral); e fechamento total com desvio da rua Profª. Vitalina Caiafa Esquível, 78 (esquina com a rua Amélia Eugênia, onde fica a 329° Zona Eleitoral) – esse desvio será pela rua Santa Rita de Cássia.  A GCM (Guarda Civil Municipal de Diadema) ficará responsável pelo acompanhamento do deslocamento das urnas eletrônicas para as escolas municipais, bem como a retirada dos equipamentos após o pleito.

O transporte público de São Bernardo terá tarifa normal no domingo. A prefeitura informa que haverá reforço de 20% na frota. “Esses veículos ficarão disponíveis para regularizar intervalos de atendimentos nas linhas que eventualmente sofrerem atrasos devido movimentação atípica dessa ocasião”, explicou a administração. Outra informação é a de que não estão previstas interdições de vias. A GCM fará a segurança das urnas eletrônicas nas escolas no sábado (1/10), durante o dia e no plantão noturno.

No domingo (2/10), a corporação fará a segurança das escolas durante o período de votação. “Serão 92 postos que serão cobertos pela GCM de São Bernardo, entre escolas municipais, escolas estaduais, colégios particulares, faculdades e cartórios”, enumerou a prefeitura em nota. Na cidade as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e os hospitais municipais vão funcionar normalmente.

Em Santo André a circulação dos ônibus não sofrerá alteração, terá o mesmo volume de todos os domingos. A prefeitura informou que não prevê interdições de vias, mas diz que haverá o monitoramento das vias nas proximidades dos locais de votação. A administração municipal cedeu 156 funcionários para os cartórios eleitorais, para funções como motorista, auxiliar administrativo e equipe de elétrica. Além deles outros 200 servidores estarão trabalhando para a zeladoria nas 67 unidades escolares municipais, tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições.

Dentro da operação Voto Seguro, que reúne a GCM e a Polícia Militar, 400 guardas andreenses vão dar segurança aos cartórios eleitorais, fazer a escolta das urnas eletrônicas e a recolha das mesmas, além da segurança dos juízes eleitorais. “A PM, por sua vez, vai colocar nas ruas 900 policiais para a segurança das escolas onde ocorrerão as eleições e também realizarão a escolta dos juízes eleitorais. Santo André terá 124 escolas municipais e estaduais para votação, além da UFABC (Universidade Federal do ABC)”, diz nota do paço de Santo André.

Todos os equipamentos de urgência e emergência estarão funcionando no domingo, são eles as UPAs Sacadura Cabral (rua Lauro Muller, 354 – Vila Sacadura Cabral); Jardim Santo André (rua Tom Jobim, 396 – Jd. Santo André); Bangu (rua Avaré, 107 – Vila São Pedro); Perimetral (rua Coronel Agenor de Camargo, 129 – Vila Assunção); Vila Luzita (rua Calecute, 25 – Vila Luzita); Central (praça IV Centenário, 08 – Centro); Faisa Infantil (rua Adolfo Bastos, 25 – Vila Bastos); Pronto Atendimento Paranapiacaba (avenida Ford, s/no – Paranapiacaba) e os hospitais CHMSA – Centro Hospitalar Municipal de Santo André Dr. Newton da Costa Brandão (avenida João Ramalho, 326 – Vila Assunção); Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein(rua América do Sul, 285 – Parque Novo Oratório), além do atendimento do Samu que recebe chamados pelo 192.

Em São Caetano não haverá liberação de catracas e, segundo a prefeitura, o contingente será o mesmo já destinado para os domingos. Em nota, a prefeitura explicou que não estão previstas interdições de ruas, porém duas ações de lazer da prefeitura que funcionam aos domingos, a Rua de Lazer e a ciclofaixa, não irão funcionar por um pedido da Justiça Eleitoral. Na cidade a Guarda Civil Municipal vai trabalhar também na segurança das ruas. A prefeitura informou que os guardas vão escoltar no sábado (01/09) as urnas da saída dos cartórios até as escolas. No domingo, a segurança fica por conta da PM.

O Hospital Albert Sabin (rua Aurélia, 101 – Santa Paula – Fone 4233-7500), o Complexo Hospitalar: Márcia e Maria Braido (entre as ruas Luiz Lousã e São Paulo – fone 4233-7524 / 7525) e Hospital Euryclides de Jesus Zerbini (avenida Vital Brasil, 55 – Bairro Santa Paula – Telefone: 4233-7524 e 4233-7525) vão funcionar normalmente.

As prefeituras de Ribeirão Pires e Mauá não responderam.

Enel

A Enel não informou quantos técnicos manterá no ABC para agir em casos de falta de energia onde há locais de votação. Disse apenas que manterá cerca de 300 equipes, em torno de 900 profissionais, de plantão na região metropolitana de São Paulo. Os técnicos ficam de plantão nas subestações da Enel e se deslocam conforme a necessidade.

Segurança

Apesar do efetivo de 900 policiais militares, informado pela prefeitura de Santo André para o acompanhamento das eleições na cidade, a PM não informou qual contingente vai empregar na segurança das demais cidades. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou o esquema válido para todo o Estado. “Serão empregados cerca de 68 mil policiais militares, oito mil viaturas e 22 aeronaves. Nessa conformidade, serão mobilizados  os efetivos do Comando de Policiamento de Choque, Ambiental, de Trânsito Urbano, Rodoviário, de Aviação, do Corpo de Bombeiros, da Capital, da Região Metropolitana e do Interior, incluindo todos escalões administrativos”, diz a nota. Serão empregados ainda 15 mil policiais civis, mas a SSP não informou sobre como vão funcionar os plantões e o atendimento aos crimes eleitorais.

Regras

As regras das eleições já são bem conhecidas pela maioria dos eleitores, a maior mudança nesta eleição está relacionada ao uso de celular no momento do voto. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o aparelho deve ser desligado e colocado sobre uma mesa ao lado da cabine de votação. A medida, segundo a corte, visa garantir um dos aspectos mais importantes da democracia, que é o sigilo do voto.

Outra regra é que ficam proibidos o porte e o transporte de armas, mesmo para quem tem registro de colecionador, entre sábado e segunda-feira (03/10).

Outra mudança tem a ver com a própria urna eleitoral. Agora o sistema pede uma confirmação de voto que leva um segundo. Depois que for digitado o número do candidato aparecerá a mensagem “confira o seu voto”. Enquanto esse texto pisca na tela, não adianta teclar em nada,  depois deste segundo o eleitor poderá apertar as teclas “confirma” ou “corrige”.

Na ordem de votação vem primeiro o cargo de deputado federal (com quatro dígitos), depois o de deputado estadual (com cinco dígitos); senador (com três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos). O eleitor pode votar no cargo que desejar e anular ou votar em branco em outro (s), sem que o voto digitado seja invalidado. Nos cargos de deputado estadual ou federal é possível votar só na legenda, basta digitar os dois primeiros números correspondentes ao partido e confirmar.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes