
As pessoas podem dar entrada em benefícios como aposentadorias, pensões e salário-maternidade e acompanhar o andamento do processo pelo telefone: 135, site gov.br/meuinss ou aplicativo Meu INSS. Quando o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) solicita algum documento para dar andamento à análise, o que é chamado de cumprimento de exigência, é possível anexar pelo site ou aplicativo.
A entrega da documentação também pode ser feita, com agendamento, na unidade do instituto. Além disso, é possível, inclusive no caso de agências fechadas, agendar a entrega de cópia da documentação em uma urna que fica na entrada das unidades.
Pelo telefone 135, o segurado pode verificar a documentação que precisa apresentar e como preencher o envelope para a entrega na urna. As cópias devem ser simples, legíveis e sem rasuras e não serão devolvidas. Essa entrega vale para benefícios como aposentadorias, pensões e salário-maternidade, mas não para auxílio-doença. Pelo telefone, site ou aplicativo, as pessoas podem realizar a grande maioria (mais de 90) dos serviços ofertados .
Para saber como se cadastrar no Meu INSS e como cumprir exigência, entre outros serviços, as pessoas podem assistir os vídeos do site inss.gov.br. Os vídeos podem ser acessados no link Saiba Tudo sobre o Meu INSS, o primeiro abaixo do campo Serviços, à esquerda na tela.
Para orientações sobre os benefícios e serviços também é possível consultar a assistente virtual Helô, no site gov.br/meuinss. A assistente está programada para esclarecer as dúvidas mais frequentes dos usuários, com um banco de respostas que é aprimorado e vai permitir atender cada vez mais questionamentos. Servidores também auxiliam nas respostas da Helô.