O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a notificar os segurados que fizeram requerimento de benefício ou serviço, cuja análise depende da apresentação de algum documento para sua continuidade. A notificação é automática e aparece no visor do celular para todos que tenham o aplicativo Meu INSS. Outra forma de contato será por SMS, com orientações sobre como proceder para o envio da documentação.
Outra opção é o contato telefônico com os segurados que precisam cumprir exigências, por meio da Central 135. Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).
Alguns beneficiários têm recebido ligações de golpistas que se passam por atendentes e solicitam dados pessoais ou número de benefício dos segurados. Caso isso ocorra, o segurado não deve confirmar ou fornecer informações e desligar imediatamente. Depois, deve entrar em contato com o número oficial, 135. Quando a central entra em contato com o cidadão, não pede este tipo de informação, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social.
As solicitações de cumprimento de exigências acontecem quando um segurado entra com um pedido de benefício ou serviço e por algum motivo não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de documentos ou informações. Dessa forma, o usuário que tiver alguma pendência deve enviar a documentação, para concluir a análise do requerimento.
O Instituto colocou à disposição do público na internet um vídeo para explicar como enviar a documentação exigida pelo Meu INSS: https://www.inss.gov.br/e-possivel-cumprir-exigencias-pelo-meu-inss/
No Estado de São Paulo, os usuários, além de poder usar o Meu INSS, têm a opção de entregar cópias da documentação nas agências do Instituto. As cópias simples legíveis e sem rasuras devem ser colocadas em um envelope lacrado que precisa ser depositado em uma das urnas disponíveis que estão disponíveis em todas unidades do Instituto no Estado.
Dentro do envelope, além da documentação solicitada na exigência, deverá haver cópia de um documento de identidade com foto RG (Registro Geral) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e uma declaração escrita e assinada pelo segurado responsabilizando-se pela autenticidade e veracidade das informações. A assinatura dessa declaração deve ser a mesma do documento de identidade cuja cópia foi anexada.
Do lado de fora do envelope devem ser anotados o nome do cidadão, CPS (Conselho de Previdência Social), endereço e telefone com CEP (Código Postal) e DDD (Discagem Direta à Distância), data em que o envelope será deixado na urna. O conteúdo pode ser entregue de segunda a sexta, das 7h às 13h.