ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Em busca da mina de votos

A política e o ABC estão sempre lado a lado no noticiário, principalmente nas últimas três décadas. De olho nessa mina de ouro, ou melhor, de votos, pré-candidatos desembarcam na região todos os dias, de olho nos futuros eleitores. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o vice-governador Márcio França (PSB) visitaram algumas cidades para mostrar serviço. Apesar do clima de festa, ambos serão alvos de assuntos polêmicos, que envolvem problemas dos sete municípios.

Alckmin inaugurou a Fábrica de Cultura em Diadema, prometeu uma para São Bernardo, lançou um projeto piloto para distribuição de remédios de alto custo, mas ainda tem uma grande sola no sapato: o início das obras da linha 18 do Metrô. No mesmo ano em que tentará pela segunda vez ser o presidente da República, o tucano teria de entregar o tão sonhado equipamento, que devido aos problemas financeiros do País virou lenda para a região.

Newsletter RD

Para o seu sucessor no comando do Palácio dos Bandeirantes não será diferente. Márcio França terá como principal obstáculo com a região a resolução das questões em torno das autarquias de saneamento de Santo André (Semasa) e Mauá (Sama) em relação às dívidas junto à Companhia Estadual, a Sabesp.

O que pode ser uma pedra no sapato para o socialista, inicialmente, pode se tornar um trunfo para conseguir apoio em dois municípios, que juntos têm um pouco mais de 870 mil eleitores. Nos últimos anos, as duas cidades também tentaram negociar seus dividendos de todas as formas para que os munícipes não sejam prejudicados ou para não venderem suas respectivas autarquias, algo que já aconteceu em Diadema e São Bernardo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes