ABC - domingo , 19 de maio de 2024

Cade mantém decisão da Superintendência e aprova compra da CSA pela Ternium

O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) manteve decisão da Superintendência Geral e aprovou a compra da participação da Thyssenkrupp na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) pelo grupo Ternium. A operação já havia sido aprovada pela Superintendência do Cade sem restrições no início de agosto.

Isso encerraria o processo no conselho, mas a concorrente CSN recorreu ao tribunal do Cade contra a decisão da superintendência, alegando que poderia gerar graves riscos à concorrência.

Newsletter RD

O relator, conselheiro Alexandre Cardoso, entendeu que não são necessárias restrições à operação por não haver concentração excessiva nos mercados analisados e manteve o entendimento da superintendência. Foi acompanhado pelos outros cinco conselheiros e pelo presidente do Cade, Alexandre Barreto.

Operação

A compra de 100% de participação do grupo alemão Thyssebkrupp na CSA foi anunciada em fevereiro e avaliada em 1,5 bilhão de euros. Em junho, a CSN foi aceita no processo como terceira interessada.

O entendimento da superintendência, acompanhado nesta quarta-feira, 6, pelo tribunal do Cade, é que a produção de placas de aço da CSA não tem representatividade elevada no mercado brasileiro e que as empresas já atuantes no mercado têm capacidade de absorver eventuais desvios de demanda.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes