‘Não poderia ocultar o que não me pertence’, diz Cunha

Durante a sua oitiva no Conselho de Ética, o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reitera a todo momento que não possui patrimônio no exterior, e sim é beneficiário de um truste. Acusado de mentir na CPI da Petrobras ao negar ter contas na Suíça, Cunha disse que a comparação de um truste com uma conta bancária é “absurda”. Defendendo-se da acusação de que teria tentado ocultar patrimônio ilícito no exterior, o peemedebista afirmou que “não poderia ocultar o que não pertence a ele”.

De acordo com Cunha, a transferência de propriedades ao truste foi uma forma de gerir recursos adquiridos por ele através de investimentos e negócios na década de 1980, e que ele não transferiu nenhuma quantia depois de 2007. “Não houve transferência de valores daqui para lá (Suíça), a origem dos recursos é de mais de 30 anos”, afirmou. O peemedebista mostrou aos membros do conselho um passaporte que possuía na época para mostrar atividades que tinha no exterior. “Minhas atividades eram outras na década de 80”, alegou.

Newsletter RD

“Se o objetivo fosse esconder, talvez eu teria constituído uma fundação, onde se pode esconder qualquer tipo de atividade. Não existe instituto mais transparente que o truste”, disse. Alvo de polêmica, Cunha admitiu que se equivocou ao usar o termo “usufrutuário em vida” durante uma entrevista, dizendo que de fato não é o mais adequado juridicamente para o truste que possui, mas voltou a afirmar que é “beneficiário do truste sem dúvida nenhuma” se o banco vier a devolver o dinheiro.

Questionado sobre os gastos de sua esposa atrelados ao truste, Cunha declarou diversas vezes que os cartões estão no nome de Cláudia Cruz, que “não é alvo da representação”. “A conta de truste da minha esposa era uma conta de cartão de crédito”, disse. “Não posso aceitar que se estenda representação a familiares, minha esposa não é deputada e não está sujeita ao Conselho de Ética.” Cunha alega que se colocou à disposição das autoridades suíças para ser investigado e que a abertura de inquérito não significa que praticou atos ilícitos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes