Dia das Crianças pode aumentar vendas em 10%

O Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, aumentará, em média, 10% as vendas em shoppings e lojas de rua. A data é uma das mais importantes no calendário dos lojistas. Tradicionalmente, os pequenos querem ganhar brinquedos, por isso o setor é o que mais fatura.

A gerente de marketing do Shopping ABC Plaza, em Santo André, Márcia Pacheco, espera crescimento de 14% nas vendas do shopping em relação ao ano passado. Márcia diz que a criança influencia cada vez mais o consumo da família. “Na maioria das vezes, é a criança quem decide”, explica.

Além do aumento nas vendas, a gerente acredita que o movimento de pessoas na semana da criança deve crescer 8%. “Muita gente vem passar o dia inteiro no shopping por causa da praça de alimentação e dos cinemas”, explica. O ABC Plaza investiu R$ 150 mil na campanha do Dia das Crianças, que começou no dia 24 de setembro e inclui programação especial para atrair a garotada.

Para a gerente de marketing do Shopping Metrópole, em São Bernardo, Tatiana Meluso, as vendas devem crescer entre 8% e 10% no mês das crianças. “É uma data quase tão importante quanto o Dia dos Namorados para o lojista”, diz. De acordo com Tatiana, lojas de brinquedos e especializadas em games são as que mais vendem. A gerente acredita que os consumidores do shopping vão gastar, em média, R$ 50 com o presente do Dia das Crianças.

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O gerente da Nivaldir, unidade Oliveira Lima, em Santo André, Luiz Antônio Ferreira, tem expectativa que as vendas aumentem, no mínimo, 10%. De acordo com Ferreira, a data é o ponto de partida para as promoções de fim de ano. “A mão-de-obra contratada no Dia das Crianças já deve ser utilizada para o Natal”, diz. O brinquedo mais vendido na loja para a data são bonecas. “São campeãs de venda”, afirma.

Nas lojas de roupas o cenário é bem diferente. A proprietária de loja Tibiko, especializada em roupas infantis no Shopping ABC, em Santo André, Celina Chikui, diz que nos últimos dois anos não percebeu melhora nas vendas. Há 6 anos no setor, a empresária acredita que a concorrência aumentou muito. “Antigamente, as vendas aumentavam, mas nunca em grandes proporções”, diz. Celina também acredita que o segmento de roupas não é o mais beneficiado na data. “Criança quer ganhar brinquedo”, comenta. “A nossa data mais especial é o Natal, quando as mães compram roupas novas para a criança”, completa.

Brinquedos

A dona de casa Sheila Maria de Almeida diz que sempre presenteia os filhos de 8 anos e 10 anos com brinquedos. “Dia das Crianças tem de ter brinquedos”, afirma. Sheila diz que procura sempre itens educativos. “Gosto de produtos que ajudam a criança a aprender”. Mesmo assim, revela que para a filha é preciso comprar boneca. “Levo outros presentes, mas a boneca não pode faltar”, diz.

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