Projeto do Observatório de Políticas Públicas da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) o aeroporto do ABC, seria mais viável se instalado em São Bernardo e à margem da Rodovia dos Imigrantes. Esse é o resultado do estudo feito pelo professor Volnei Gouveia, gestor e professor do curso de Ciências Aeronáuticas da universidade, que foi apresentado nesta quarta-feira (27/02) durante a sexta edição da Carta de Conjuntura da USCS.
Segundo o professor diversas áreas foram analisadas, mas algumas contam com problemas para a instalação por questões ambientais, sociais, ou dificuldades técnicas. As três áreas apontadas por Gouveia estão no à margem da Imigrantes e, segundo seu relato, iriam de encontro com o que reza o plano diretor da cidade. O aeroporto que se estuda para a região seria um parque aeroportuário que atendesse a indústria, aproveitando-se das rodovias que cruzam o ABC; Anchieta, Imigrantes e Rodoanel. “Neste estudo busquei áreas e me baseei em duas literaturas, a do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e o plano Diretor de São Bernardo. A cidade reúne rodovias importantes e um conjunto de indicadores econômicos e sociais favoráveis que justificam a implantação do aeroporto”, disse Gouveia.
O professor também analisou o caso do aeroporto de Viracopos, em Campinas, e disse que diversos obstáculos surgiram nos anos 70, como a questão ambiental, mas que foram mitigados posteriormente. “Avaliamos a acessibilidade, área de adensamento populacional, se tem atividade econômica e as condições meteorológicas da região, além da proximidade dos mercados e demanda. Ficaram as áreas no decorrer da imigrantes, que atendem o Plano Diretor da cidade e as determinações do Decea”, detalhou o professor, que também estudou o exemplo do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) que é o primeiro do país a ser construído exclusivamente com recursos privados.
A região do ABC compete, no estado de São Paulo, com a proposta de Caieiras, porém a ideia lá é diferente; enquanto aqui se prevê um aeroporto comercial para atender a indústria, lá a intenção é fazer um aeroporto privado para a classe executiva. A proposta de Gouveia é a construção de um aeroporto do porte de Congonhas, que tem uma área total de 1,6 milhão de metros quadrados. Essa proposta ainda precisa de manifestação de interesse dos governos federal, estadual e apoio dos municípios, além de grupos empresariais que se interessem pelo projeto.