ABC - sábado , 20 de julho de 2024

Sesi oferece 1.071 vagas em Novo EJA com opção de cursos do Senai

O Sesi-SP abriu 1.071 vagas para os cursos do Novo EJA (Educação de Jovens e Adultos) em quatro das sete cidades do ABC. Além da possibilidade de completar os estudos, a instituição formou parceria com o Senai para oferecer alguns cursos profissionalizantes para estes alunos. Todo o conteúdo será gratuito e contará com a maioria das aulas no formato digital.

Segundo a coordenadora do EJA no Sesi-SP, Rossana Ishii Chida, em entrevista ao RDtv desta quarta-feira (12/06), 80% das aulas serão dadas à distância, em um sistema digital em que o aluno terá acesso a todos os conteúdos, mesmo que não tenha sinal de internet. Inclusive, será feita a adaptação para que todos os estudantes possam entender o método.

Newsletter RD

Das 1.071 vagas, 299 serão ofertadas na unidade de Santo André, outras 234 em São Bernardo, outras 233 em Diadema e 305 na unidade de Mauá. As inscrições vão ocorrer pelo site da entidade (www.sesisp.org.br). O período para as matrículas acaba em 26 de julho, pois as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1º ao 3º ano) começam a estudar em agosto.

Rossana aponta que o principal diferencial do Novo EJA é a metodologia chamada Reconhecimento de Saberes, que busca entender qual é o nível de conhecimento do aluno e suas vivências, assim, auxiliando em um ensino mais detalhado dentro deste modelo.

“Apesar de todo o curso de EJA reconhecer aquilo que o adulto traz da vida, do fato de ele parar de estudar, não significa que a vida parou para ele. A vida continuou, ele tem emprego, ele tem todo um caminhar. O que nos torna diferentes é reconhecer esse caminhar do jovem e do adulto”, diz a coordenadora.

“Quando o aluno entra, a primeira etapa é reconhecer que ele está no modelo de Reconhecimento de Saberes”, diz Rossana (Foto: Reprodução/RDtv)

Além das aulas, os alunos do Novo EJA também terão o direito de acessar as instalações nos Centros de Aprendizagem e Treinamentos do Sesi, além das atividades de Cultura, Lazer e Esportes ofertadas nas unidades.

Senai

Com a parceria com o Senai serão oferecidos cursos profissionalizantes como: Almoxarife; Assistente de Recursos Humanos; Assistente de Controle de Qualidade; Controlador e Programador de Produção; Costureiro sob Medida; Desenhista de Moda; Inspetor de Qualidade; e Operador de Computador.

As vagas destes cursos vão ser preenchidas conforme a demanda em cada unidade. Para aqueles que não pretendem aproveitar essa oportunidade será feito o ensino sobre empreendedorismo e um projeto será pedido ao longo do curso.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes