ABC - domingo , 26 de maio de 2024

Entidades patronais defendem reforma trabalhista

Seis entidades patronais fazem uma forte defesa da reforma trabalhista em tramitação no Congresso. Em audiência na Câmara, representantes de várias entidades defenderam a necessidade de modernizar a legislação trabalhista para proteger empregos em um momento de crise e para dar mais segurança jurídica para os contratos entre patrões e empregados.

Entidades como a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) defenderam a aprovação do texto em tramitação na Câmara com o principal argumento de que a mudança dinamizará o mercado de trabalho em um momento de crise econômica.

Newsletter RD

Aos deputados, representantes das várias entidades ressaltaram a importância de modernizar as regras para tentar criar novas oportunidades de emprego em um momento como o atual, de recessão e aumento do desemprego. O presidente do Conselho de Relações do Trabalho da CNI, Alexandre Furlan, notou, porém, que é importante que o debate sobre a reforma tenha como horizonte o longo prazo como uma mudança estrutural e não conjuntural com objetivo apenas de reagir à crise atual.

A representante da CNT, Danielle Bernardes, reclamou das atuais normas consideradas demasiadamente rígidas e muito protetivas. Para a assessora da área trabalhista da entidade, o debate deveria ser focado na proteção do emprego e não do trabalhador. “Para proteger o emprego, é preciso proteger a empresa”, disse.

A defesa da reforma passa ainda pela lembrança de que o projeto em tramitação não prevê a retirada de direitos dos trabalhadores. “Não se trabalha com redução de direitos, mas para fazer com que eles sejam negociados. Buscamos a liberdade e a segurança de acordar o que nos é permitido”, disse o assessor jurídico da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNS), Alexandre Zanetti.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes