Com a diminuição do poder de compra do brasileiro que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caiu 4,2% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, muitas empresas sentiram as vendas despencarem. Ideias inovadoras ou apenas criativas podem ser fundamentais para a sobrevivência e crescimento do negócio, principalmente em tempos de crise.
Após registrarem queda de 30% nas vendas, quatro lojistas de Santo André resolveram juntar forças e elaborar projeto que levasse seus produtos a serem vistos em diferentes lugares. Para isso, o grupo investiu cerca de R$ 70 mil na customização de uma Kombi, numa espécie de showroom sobre rodas.
O veículo, do ano de 2006, se tornou uma extensão das lojas físicas do grupo. Com as cores branca e azul, a Kombi foi envelopada, recebeu cílios gigantes e iluminação diferenciada. Por onde trafega chama atenção e, quando para, os produtos que estão em seu interior são alvos de potenciais clientes.
O TudoKOMBInado traz, além de produtos da Ilumini Light, estabelecimento chefiado por Sonia Mariani e Juliana Souza, ofertas das lojas de decoração Atrativa Decor, de propriedade de Arlete Resende, e da empresa de revestimentos Prime Revest, comandada por Rose Chaves.
Com expectativa é incrementar as vendas em até 20% em 2016, as lojistas marcam presença há três meses em eventos que possibilitaram a participam do TudoKOMBInado. “Se o cliente não tem como vir até nós, vamos até ele”, enfatiza Rose Chaves. A proposta é atuar na entrega de chaves de construtoras, pois os proprietários de imóveis novos precisam de materiais de revestimentos, iluminação e decoração para os seus apartamentos.
Parceria produtiva
Sonia diz que o projeto ainda está no começo, portanto não dá para saber qual será o resultado financeiro para cada loja, porém acredita que as três empresas serão beneficiadas. “As lojas têm de ter um diferencial, qualidade, preço e rapidez. Fazer tudo isso em parceria com outras empresas é bem melhor do que sozinha”, comenta.
Arlete Resende, da Atrativa Decor, conta que novas parcerias serão realizadas por meio da TudoKOMBInado. “Fomos assediadas por outras empresas que querem divulgar seus produtos de uma forma criativa e única”, diz. As empresárias, inclusive, já possuem um novo parceiro que participará de todos os eventos, a empresa WallZ Adesivos, responsável por customizar a Kombi.
De acordo com o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santo André, Caio Cesar Massao Ito, o empreendedor sempre encontra, ao longo do caminho, desafios e cenários em constante transformação. E, para se adaptar a essas mudanças, não será possível sem inovação e criatividade. “A recomendação é buscar um modelo de negócios que se adapte aos novos hábitos e comportamentos de compra que possam atrair, conquistar e manter a fidelidade e compartilhamento de uma experiência diferente ao consumidor”, diz.