ABC - quinta-feira , 8 de maio de 2025

Projeto sobre Hospital Vital causa divergência e é adiado, em Mauá

Um projeto de lei de autoria de Osvanir Carlos Stella, o Ivan (PSB), para declarar o Hospital Vital como utilidade pública causou divergência durante a sessão dessa terça-feira (11), na Câmara de Mauá. O socialista foi procurado pelas filhas do vereador Cincinato Lourenço Freire Filho, o Dr. Cincinato (PDT), para criar a propositura, mas o pedetista não gostou da ideia. A proposta foi adiada por uma sessão.

A intenção de Ivan é fazer com que o local também possa atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente atendem apenas conveniados. “Eu acho que você pode fazer um atendimento melhor. Você pode atender pelo SUS porque hoje nós temos a demanda da Santa Casa que tem um limite para atender a demanda pelo SUS, e como se reforma muitas UBSs você fica carente. Então estamos colocando um hospital a mais para população”, explicou o socialista.

Newsletter RD

Questionado se procurou Dr. Cincinato para falar sobre o assunto, Ivan disse que não, pois considera que por questão de ética não seria prudente pedir para o colega de Câmara fazer o projeto de lei.

Indagado sobre o assunto, o pedetista foi enfático. “Não tenho interesse em atender no SUS”, afirmou o médico que também presta serviços no Hospital Vital.

Adiamento

Poucos minutos depois de conceder a entrevista, Cincinato deixou a Câmara e não participou da votação da Ordem do Dia, onde o projeto era o quarto item a ser avaliado pela Casa, em segunda votação. No momento em que foi aberta a discussão da pauta, Ivan pediu o adiamento de uma sessão. O pedido de adiamento foi aprovado por unanimidade.

O socialista alegou que recebeu um pedido de uma das filhas de Cincinato (não quis identificar quem) para que a propositura fosse adiada. O projeto de lei volta à pauta da Câmara na sessão da próxima terça-feira (18).
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes