Telefônica lidera ranking de reclamações nos Procon?s do ABC

A Telefônica é a empresa que mais recebeu queixas dos consumidores da região em 2005. Informações divulgadas segunda-feira (13) na sede do Consórcio Intermunicipal do ABC, pharmacy em Santo André, rx por representantes dos Procons das cidades, mostram que a maior parte das reclamações é em função do alto valor da conta e a quantidade de ligações não reconhecidas.

Em Santo André, a Telefônica foi responsável por 846 acionamentos. Apesar de ser o número mais elevado do ABC, a empresa solucionou todos os casos. A AES Eletropaulo aparece na segunda colocação com 329 reclamações, sendo que 289 não foram atendidas. E em terceiro está a SulAmérica, responsável por 152 queixas, sendo 149 resolvidas. Na quarta colocação está a LG Electronics, com 82 consultas, em quinto figura a Vivo, com 79, e em sexto está a Claro, com 63. Na sétima colocação, com 62 reclamações, está o cartão do Carrefour.

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Manoel Marques da Silva, coordenador do Procon de Santo André, destacou que a divulgação dos números serve de instrumento para que o consumidor escolha quem ele vai contratar e como está a situação da empresa. Silva também comentou que o órgão de defesa do consumidor serve muitas vezes de ?balcão de atendimento? da Telefônica, pois muitas pessoas procuram a empresa e não conseguem solucionar o problema. ?Ao acionar o Procon a resposta chega mais rápido?, explicou.

Já em São Bernardo, a Telefônica recebeu 268 reclamações e em segundo lugar está a LG Electronics, com 117. A Vivo foi alvo de 93 queixas, enquanto a AES Eletropaulo recebeu 79, sendo 26 não solucionadas. A SulAmérica, com 57, e a Claro, com 50, ocupam a quinta e sexta colocações, respectivamente.

Em Diadema, a Telefônica teve 324 reclamações. “A quantidade elevada de pulsos cobrada acima da média fez com que muitas pessoas procurassem o Procon”, destacou Edson Veloso, coordenador do Grupo de Trabalho de Cidadania e Defesa do Consumidor do Consórcio e do Procon de Diadema. A Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) ficou na segunda posição, com 130 queixas, e em seguida está a AES Eletropaulo, com 125. A Vivo recebeu 80 acionamentos, a The Client (editora que expede cartões de descontos sem pedido do consumidor) teve 66, enquanto a Embratel 58, LG 57, Credicard e Microcamp 49, cada, e Gradiente 47.

Em Rio Grande da Serra, o Procon não separou os números e divulgou que o setor de Serviços foi alvo de 211 reclamações e as empresas que mais receberam queixas dos consumidores foram Telefônica e Eletropaulo. Já o setor Financeiro teve 58 reclamações e a Credicard foi a empresa mais reclamada.

Mauá e São Caetano

O Procon de Mauá ainda não tabulou os números e apenas informou que em 2005 foram registrados 7.815 atendimentos. O coordenador do órgão Carlos Eduardo Gomes disse que em 30 dias as informações detalhadas serão divulgadas pela Prefeitura.

Já o Procon de São Caetano, que não tinha representante durante a divulgação coletiva e informou os números por telefone, recebeu 7.410 reclamações. Apesar de não ter as informações separadas por empresa reclamada, o coordenador do órgão, Vagner Otávio Barbato, afirmou que a Telefônica, Vivo e SulAmérica foram as três que mais receberam queixas.

Defesa

Procurada, a gerente de atendimento comercial da unidade ABC da AES Eletropaulo, Carmen Samora, contestou os números divulgados e disse que em 2005 a empresa recebeu 400 reclamações dos Procons da região e que, desse total, 24% (95) foram julgadas procedentes e o restante improcedente.

Em nota, a Telefônica se defende e diz que os dados divulgados tratam apenas de números absolutos e desconsideram o tamanho da base de clientes da empresa – 12,5 milhões no Estado, 800 mil no ABC. A empresa acrescenta que muitas reclamações são, na verdade, dúvidas e ?O sistema de telefonia ainda não é de inteiro conhecimento de todos os usuários. Muita gente desconhece, por exemplo, que durante o tempo de conexão discada à Internet são cobrados pulsos?, afirma trecho do documento.

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