Paulinho Serra deixa governo Grana para ser candidato

O objetivo de Paulinho – ainda não declarado oficialmente – é ser candidato a prefeito em 2016.

Após meses de muita expectativa, finalmente chegou ao fim a novela sobre o futuro de Paulinho Serra (PSD) no governo Carlos Grana (PT). Secretário de Obras de Santo André desde janeiro de 2013, Paulinho anunciou nesta quinta-feira (23) que deixará o cargo na semana que vem. O martelo foi batido em reunião do secretário com o prefeito no Paço, na manhã desta quinta.

O objetivo de Paulinho – ainda não declarado oficialmente – é ser candidato a prefeito em 2016. Ele ficará no comando da pasta até a próxima quarta-feira (29) e será substituído por Carlos Doniseti Sanches, mais conhecido como “Carlão”, atual secretário adjunto de Governo. O prefeito Carlos Grana se pronunciou através de nota sobre a saída de Paulinho.

Newsletter RD

“Quero manifestar que não era da minha vontade, porém respeito sua decisão e agradeço a ele que, de forma leal, esteve ao meu lado buscando sempre o melhor para nossa cidade. Desejo a ele felicidade em seus projetos”, afirmou o prefeito.

Paulinho Serra também enviou uma nota sobre a despedida do governo. O texto diz que a saída ocorreu para que ele possa se dedicar ao “fortalecimento de seu grupo político na cidade, bem como, a projetos acadêmicos na área de Gestão Governamental e Políticas Públicas”.

O texto ressalta ainda “o agradecimento e a continuidade da relação respeitosa do atual secretário com o prefeito Carlos Grana e toda a equipe de Governo, em especial com os técnicos e funcionários da secretaria que durante os últimos 2 anos e 7 meses, não mediram esforços para a implantação dos projetos na cidade”.

Ultimato e futuro

Grana pressionou Paulinho nas últimas semanas para que o secretário definisse ainda neste mês se continuaria ou não no governo. O “assunto” tem dominado os bastidores da política andreense há muito tempo e o prefeito queria ter uma resposta final sobre a novela o quanto antes.

Nesta sexta-feira (24) Grana vai conceder uma entrevista coletiva em que fará balanço dos dois anos e meio de gestão. A saída de Paulinho, inevitavelmente, será um dos principais assuntos abordados.

Definida a saída do governo, o próximo passo é saber qual será o futuro partidário do secretário de Obras. Atual presidente municipal do PSD, Serra é o nome preferido do PSDB para ser o candidato tucano a prefeito em 2016. A escolha tem que ser feita até o final de setembro, prazo-limite para realizar troca de legenda.

Apesar de o interesse pelo PSDB por Paulinho ser mais do que evidente (o próprio presidente estadual da legenda, Pedro Tobias, já declarou a vontade de ter o ex-vereador de volta ao ninho tucano), o presidente municipal do PSDB, Marcelo Chehade, ainda é cauteloso ao falar sobre o convite.

“Teremos reunião da Executiva na próxima segunda-feira para definir se o partido fará o convite oficial a Paulinho. Ele é de fato um grande nome, que agregaria muito ao PSDB”, afirma.

O cenário mais provável é que Paulinho Serra seja candidato a prefeito pelo PSDB. Outras possibilidades (muito remotas) é que ele concorra pelo atual partido, o PSD, ou que seja candidato a vereador.

Histórico

Paulinho Serra foi vereador por dois mandatos consecutivos em Santo André pelo PSDB. Tentou costurar candidatura a prefeito pelo partido em 2012 mas não teve espaço na legenda e decidiu se desfiliar da sigla em julho daquele ano.

No mesmo mês em que deixou o PSDB, anunciou filiação ao PSD e declarou apoio ao então candidato a prefeito, Carlos Grana.

Como parte do acordo, teve a garantia de que, no caso de vitória petista, assumiria a secretaria de maior visibilidade da administração: Obras (que depois viria a acumular também Mobilidade Urbana).

A possibilidade de Paulinho sair da Prefeitura sempre esteve no radar do governo desde o início da gestão. Mas, naturalmente, o assunto se intensificou nos últimos meses, devido à necessidade de definição de estratégias eleitorais a um ano da disputa de 2016.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes