
Três cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas por um tornado na noite de terça-feira (28/07). Segundo a Defesa Civil, os municípios de Giruá, Senador Salgado Filho e Sete de Setembro registraram estragos. Outras regiões do Estado tiveram tempestades e grandes volumes de chuva em poucas horas, afetando 85 municípios.
A Defesa Civil informou que os eventos meteorológicos deixaram cinco pessoas feridas e 19 desalojadas em 18 cidades. Também houve registros de danos em telhados ou coberturas de mais de 600 casas em 39 municípios. A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) do Rio Grande do Sul informou que 779 pessoas estão em abrigos atualmente.
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual (Cmdec) registrou o tornado por volta das 18h25. O órgão havia emitido um alerta laranja para a região às 17h14, com previsão de tempestade severa, granizo e rajadas de vento. A Defesa Civil informou que o alerta teve como base o radar meteorológico de Chapecó, a 200 km da tempestade.
“O radar estava a 200 km da tempestade e o feixe mais baixo do radar estava a mais de 4,5 km de altura na região onde ocorreu o tornado, impossibilitando a identificação de rotação próxima da superfície que pudesse sugerir a ocorrência de um tornado”, informou. O tornado estava associado a uma supercélula, uma tempestade com corrente ascendente giratória.
O governo informou que dez escolas registraram algum tipo de dano no Estado. A Secretaria de Educação destacou que, como a rede estadual está em período de recesso escolar, não houve impacto no calendário letivo até o momento.
Em Santo Antônio da Patrulha, um hospital foi afetado e suspendeu todos os procedimentos cirúrgicos até a segunda-feira (3), após o alagamento do bloco cirúrgico. Equipamentos da área de oftalmologia também foram atingidos.
“A SES também está gerenciando o direcionamento de pacientes que buscam atendimento em unidades de referência regional e têm seus deslocamentos prejudicados por bloqueios rodoviários, para garantir atenção continuada”, informou a pasta.
A Secretaria de Logística e Transportes (Selt) fez um alerta sobre a ponte do Rio Guaporé, localizada no km 82 da ERS-129, entre Encantado e Muçum. Segundo o governo, o local já possuía restrições, mas passou a ter bloqueio total para veículos e pedestres por tempo indeterminado, devido à elevação do nível do rio e aos danos na estrutura.
“A orientação é para que motoristas e pedestres não tentem acessar a estrutura e utilizem as rotas alternativas disponíveis para o deslocamento entre os municípios”, alertou.
Conforme o Cmdec, os principais volumes de precipitação registrados entre 18h de terça-feira (28) e 6h desta quarta-feira (29), foram:
– 151,6 mm em Itaqui, na Fronteira Oeste;
– 99,2 mm em Bossoroca, nas Missões;
– 93,8 mm em Ijuí, no Noroeste.
No mesmo período, as rajadas de vento mais fortes foram registradas em:
– Itaqui, com 89,1 km/h;
– Quaraí, com 80,5 km/h.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
