Marinho pode ter terceiro mandato no Consórcio

Luiz Marinho lidera grupo de prefeitos pela 2ª vez consecutiva. Foto: Évora Meira

Os prefeitos do ABC se articulam para materializar a mudança no estatuto no Consórcio Intermunicipal com o objetivo de reconduzir o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, para o terceiro mandato na presidência da entidade. Como o petista está na segunda gestão (mandato de um ano), ele não poderia ser reeleito pela segunda vez, de acordo com o estatuto.

As mudanças no estatuto devem ser tratadas nas próximas duas reuniões. Em novembro e dezembro, o encontro mensal dos gestores – que ocorre sempre na primeira segunda – foi reagendado. Neste mês será no dia 17 e, em dezembro, no dia 10. “Ele é o mais indicado a seguir. Fez um bom trabalho, abriu portas com o governo federal e estabeleceu diálogo com o governo estadual”, avalia um prefeito petista.

Newsletter RD

O próprio Marinho, indagado sobre o assunto, admite a possibilidade. “Assim como nas outras duas vezes, não vou me movimentar para ser o escolhido. Agora se os prefeitos criarem as condições e acharem que devo continuar, eu seguirei”, diz. Se a articulação for consolidada, Marinho será o primeiro prefeito da região a presidir três vezes consecutivas o Consórcio, fato que o consolidará como liderança regional.

Câmaras
O terceiro mandato, no entanto, pode esbarrar nos vereadores. De acordo com o estatuto, as Câmaras dos sete municípios da região também têm de dar o aval para a alteração nas regras. Marinho não estaria disposto a pagar para ver o resultado. Segundo fontes próximas ao prefeito, o fato de alguns prefeitos não terem maioria absoluta nos legislativos, como o colega de partido, o andreense Carlos Grana, implicaria numa possível derrota.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes