São Caetano apresenta show de Mariana Aydar

A artista teve o primeiro contato com a música aos 10 anos a partir do violoncelo e, aos 20, começou a cantar profissionalmente como backing vocal (Divulgação)

A cantora e compositora apresenta seu terceiro álbum nesta quinta, 24/7, as 20h. Com repertório eclético de marcada influência do samba e do forró, Mariana Aydar fará show no Teatro Santos Dumont. A apresentação é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e do Sesc São Caetano, através do projeto Quintas Brasileiras.

Criada em ambiente artístico, Mariana sempre teve a música como uma espécie de conexão com o que não pode se manifestar com palavras, uma forma de expressão livre. “Desde pequena sabia que gostaria de estar perto do palco. Atrás, na frente ou em cima. Aprendi muito só observando”, lembra, “Na minha casa o som era bem variado. Ouvia de tudo: Bobby McFerrin, Frank Zappa, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Elis, Ella Fitzgerald, Gal Costa, Beatles, Yo-Yo Ma, Donald Fagen, Branca di Neve, Candeia, Lulu Santos, entre muitos outros”.

Newsletter RD

A artista teve o primeiro contato com a música aos 10 anos a partir do violoncelo e, aos 20, começou a cantar profissionalmente como backing vocal do violeiro Miltinho Edilberto, cujo repertório era composto basicamente por forró. Em seguida, formou sua primeira banda, Caruá, com a qual interpretava canções do forró. Durante os três anos de duração do grupo, Mariana Aydar dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Dominguinhos e Elba Ramalho.

Em busca de novas referências que expandissem a variedade de sua musicalidade, a cantora mudou-se aos 24 anos para Paris. “Lá conheci músicas e músicos do mundo inteiro: africanos, asiáticos, franceses; foi um ano de amadurecimento pessoal e, consequentemente, musical”. Na cidade, foi curadora de um programa de televisão brasileiro, recebendo discos de diferentes regiões do Brasil.

A partir dessa experiência, Mariana pôde observar a cultura brasileira por meio de uma perspectiva estrangeira, o que a motivou a retornar ao país de origem e a inspirou para gravar o primeiro álbum, Kavita 1 (2006), dotado de influências colecionadas ao longo da vivência no exterior. O trabalho de estreia, recebido com entusiasmo pela crítica e pelo público, reúne canções de compositores como João Nogueira, Leci Brandão, Danilo Caymmi, Chico César e Rodrigo Amarante, além de Festança, sua primeira composição, em parceria com Duani.

O segundo álbum, Peixes Pássaros Pessoas (2009), apresenta mais músicas de autoria de Mariana Aydar: Palavras não falam, Aqui em casa – samba criado em parceria com Duani – e Tudo que eu trago no bolso – composta com Nuno Ramos.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes