Audiência discute criação de hospital público veterinário no ABC

Projeto visa estender atendimento do SUS aos animais / Foto:Divulgação

Para desafogar os atendimentos realizados nos Centros de Controle de Zoonoses da região e oferecer tratamento especializado aos animais domésticos de pequeno porte, está em discussão a criação de um hospital público veterinário no ABC. Audiência pública para debater o assunto está prevista para 19 de agosto, às 19h, quando será definido o interesse da população e a viabilidade de aplicação do projeto. A iniciativa é encabeçada pelo vereador Roberto Rautenberg (PTB), que já possui aprovação do prefeito Carlos Grana (PT).

Em entrevista ao RDtv, Rautenberg, que é presidente da Comissão Parlamentar de Proteção Animal do ABC, explica que o atendimento no futuro hospital será nos moldes do SUS. Os donos dos animais conveniados ao Sistema Único de Saúde terão atendimento gratuito para o animal doméstico de pequeno porte. O custeio anual para manutenção do hospital, previsto em R$ 6 milhões, será subsidiado por meio do recolhimento de quantias retidas na Eletropaulo e ISS (Imposto Sobre Serviço) bancário.

Newsletter RD

Segundo o vereador, Santo André fecha antecipadamente um acordo anual para energia pública e, muitas vezes, não é utilizado na totalidade. Sendo assim, cada Prefeitura tem uma quantia retida na Eletropaulo que pode ser resgatada num período de cinco anos. “Estimamos que apenas Santo André tenha direito de resgatar de R$ 3 milhões a 4 milhões, além das outras cidades e, já que não temos verba prevista em orçamento, esses resgates permitem a empreitada”, afirma.

O local de implantação do hospital veterinário ainda está em discussão, mas o presidente da Comissão Parlamentar de Proteção Animal do ABC garante que não será necessária a construção de novo ambiente, pois a Prefeitura já manifestou interesse em ceder dois sobrados próximos ao Parque Celso Daniel, que serão totalmente adaptados para realizar atendimento de consultório, especialidades, testes laboratoriais e administração. “Os dois sobrados serão equipados pela Anclivepa [Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais] e suficientes para atender demandas das sete cidades”, afirma Rautenberg.

Foram convidados a participar da audiência na Câmara andreense os prefeitos das sete cidades, organizações não governamentais que protegem a causa animal na região, representantes da Comissão de Proteção aos Animais da OAB e a presidência da Anclivepa.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes