
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) repudia o anunciado acordo entre o Executivo Federal e as lideranças do Congresso para a aprovação da Medida Provisória 1.357/2026, que extingue a chamada “taxa das blusinhas” e deixa totalmente isentas do Imposto de Importação as encomendas internacionais de até US$ 3 mil.
Em nota, a entidade afirma que é incompreensível e preocupante observar os principais poderes da República unirem-se para adotar medida contrária à economia e danosa à indústria, ao comércio e aos trabalhadores brasileiros.
Segundo o Ciesp, a decisão representa grave retrocesso e coloca em risco a saúde financeira de milhares de indústrias e estabelecimentos varejistas e milhões de empregos. A entidade afirma que é exatamente pela falta de isonomia, previsibilidade e segurança jurídica que mais de 450 empresas brasileiras já se mudaram para o Paraguai.
Na avaliação do Ciesp, ao conceder um privilégio fiscal às plataformas estrangeiras de e-commerce, em especial às chinesas, e a uma grande quantidade de produtos e bens importados, o acordo agrava a desigualdade competitiva enfrentada pelas empresas brasileiras, que convivem com elevada carga tributária, na casa de 90%, juros altos e rígidas exigências regulatórias e trabalhistas. Para a entidade, é uma decisão muito prejudicial e injusta para quem produz, investe e gera empregos no País.
O Ciesp também considera improcedente a alegação de que a benesse tributária a empresas estrangeiras favorece as pessoas de menor poder aquisitivo, pois os distintos segmentos industriais afetados têm produtos para as diversas faixas de renda e atendem todo o espectro dos consumidores brasileiros.
“O acordo entre Executivo e Legislativo carece, portanto, de uma visão republicana de médio e de longo prazo, parecendo atender mais ao calendário eleitoral de 2026 do que à agenda econômica de um Brasil que precisa produzir mais, crescer mais e proporcionar mais inclusão e bem-estar social ao seu povo”, pondera Rafael Cervone, presidente do Ciesp e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
