
Cerca de 9 mil pessoas ocuparam as calçadas da rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, nesta quinta-feira (20/08), para acompanhar o tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 473 anos do município. O trecho entre a rua Frei Gaspar e a avenida Francisco Prestes recebeu famílias, crianças, jovens e idosos durante as pouco mais de duas horas de programação.
O evento começou por volta das 10h, com a revista das tropas pelo prefeito Marcelo Lima, que percorreu o trecho inicial do desfile em um Jeep Willys 1951 customizado. O chefe do Executivo esteve acompanhado do tenente-coronel Leandro Verardino, novo comandante da Polícia Militar na cidade, e do subtenente do Tiro de Guerra Renato Francisco de Moraes.
Na abertura, o prefeito entregou medalhas ao proprietário do veículo, Luís Fernando Lopes, a militares e ao maestro da Corporação Musical São José, responsável pela execução dos hinos Nacional e de São Bernardo.
Antes do desfile, Marcelo Lima participou da missa de bênção à cidade na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, a Igreja Matriz. A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, dom Pedro Carlos Cipollini. O prefeito esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zana Lima; da mãe, Cida Lima; da vice-prefeita Jessica Cormick; de secretários municipais e vereadores. “Temos trabalhado incansavelmente, com diálogo, sensibilidade e transparência, para entregar uma transformação na nossa cidade, da periferia ao Centro, em todas as áreas. É motivo de muito orgulho a gente estar aqui hoje para celebrar 473 anos de muita história, de conquistas, de oportunidades em São Bernardo, assim como de muitas entregas para a população em um ano e oito meses de governo”, afirma o prefeito.
O Desfile Cívico-Militar reuniu cerca de 4 mil participantes e 172 veículos, entre viaturas das polícias Civil, Militar e Rodoviária, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal (GCM). A programação também contou com a participação de empresas instaladas no município. A Mercedes-Benz, que completa 70 anos de atividades em São Bernardo, e a Scania levaram à Rua Marechal Deodoro veículos que representam diferentes momentos da história das companhias, entre ônibus e caminhões antigos e modelos mais recentes, como ônibus elétrico.
Entre os participantes esteve a estudante Emilly Victória de Almeida Baccon, aluna do 3º ano da Escola Estadual João Ramalho e integrante do segundo grupo do Conecta São Bernardo, programa de intercâmbio internacional custeado pela Prefeitura. Ela e outros 29 estudantes passaram o mês de julho na Irlanda e participaram do desfile. Emilly contou que nunca havia participado de uma atividade do tipo e classificou a experiência ao lado dos colegas do intercâmbio como “simplesmente incrível”.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
