
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, recebeu neste sábado (27/06) reconhecimento nacional pela participação na Campanha #AprenderParaPrevenir: Cidades Sem Risco. A premiação foi entregue durante cerimônia realizada no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, e reuniu representantes de instituições públicas, escolas, universidades e organizações da sociedade civil de todo o país.
A ação, premiada na categoria de práticas inspiradoras e menção honrosa, corresponde à adesão da Secretaria de Educação de Santo André à campanha nacional, mobilizando três unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo as Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Chico Mendes, Dom Jorge Marcos de Oliveira e Prof. João de Barros Pinto – estas desenvolveram ações pedagógicas voltadas à educação para prevenção de riscos socioambientais e à conscientização sobre as mudanças climáticas.
“Receber este reconhecimento é motivo de orgulho para Santo André e reafirma a importância de desenvolver políticas públicas integradas, que promovam a educação ambiental, a prevenção e a participação da população. Seguiremos investindo em iniciativas que fortaleçam a sustentabilidade, a conscientização e a construção de um município cada vez mais resiliente e comprometido com a qualidade de vida da nossa população”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
Coordenado pela Secretaria de Educação, o projeto Mapeando Caminhos, Protegendo Vidas buscou integrar os temas de prevenção de riscos, educação ambiental e cidadania ao currículo da EJA. Teve como objetivo estimular o protagonismo dos estudantes por meio de atividades como cartografia social, identificação de vulnerabilidades ambientais, construção de pluviômetros, pesquisas sobre justiça climática, oficinas, produção de materiais educativos e mostra ambiental. As ações foram desenvolvidas considerando as características territoriais das comunidades atendidas pelas unidades escolares.
“Este reconhecimento mostra que a educação tem um papel fundamental na construção de comunidades mais preparadas e conscientes. Ao envolver os estudantes da Educação de Jovens e Adultos na identificação dos desafios do próprio território, fortalecemos o protagonismo cidadão, o sentimento de pertencimento e a capacidade de transformar conhecimento em ações concretas de prevenção e cuidado com o meio ambiente”, destaca o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
Como parte da programação, a Secretaria de Educação convidou técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para ministrarem oficinas temáticas junto às escolas participantes, contribuindo com conhecimentos técnicos sobre meio ambiente, prevenção de riscos e mudanças climáticas e enriquecendo o processo formativo dos estudantes.
A gerente do Semasa, Elaine Cristina da Silva Colin, reforça que o reconhecimento demonstra a importância da integração das políticas públicas municipais, articulando Educação, Defesa Civil e Meio Ambiente na promoção da resiliência climática. “A experiência também destaca a relevância do processo participativo que vem subsidiando a elaboração da Política Municipal sobre Mudança do Clima, conduzida de forma intersetorial com o apoio do Comitê Técnico de Mudanças Climáticas e atualmente em fase final de consolidação para posterior encaminhamento ao Legislativo Municipal”, explica.
A participação na campanha reforça o compromisso da Secretaria de Educação de Santo André com o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade, à educação climática e à formação cidadã, fortalecendo o papel da escola na construção de territórios mais seguros, resilientes e preparados para os desafios ambientais contemporâneos.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
