ABC - sexta-feira , 9 de maio de 2025

ABDE elege ex-Caixa Maria Fernanda Coelho como nova presidente

A ex-presidente da Caixa Econômica Maria Fernanda Coelho será a nova presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Coelho é Diretora de Crédito Digital para Macro, Pequenas e Médias Empresas do Bndes desde junho de 2024. A escolha para a executiva assumir a ABDE foi feita nesta quarta-feira (07/05), em eleição por associados das 34 instituições que compõem a entidade, que representa bancos públicos e agências de fomento.

Coelho presidiu a Caixa entre 2006 e 2011. O novo corpo diretivo eleito vai representar a ABDE até 2027. A expectativa é que a nova presidente tome posse nos próximos dias, assim como os dois vice-presidentes e nove diretores eleitos.

Newsletter RD

“A ABDE inclui os bancos públicos de desenvolvimento, bancos estaduais, agências de fomento, Finep e Sebrae, que representam mais de 45% do crédito no Brasil, em um mercado de mais de R$ 6 trilhões. É importante que as instituições financeiras estejam alinhadas para cumprir a missão de ampliar o desenvolvimento sustentável do Brasil, fortalecendo os principais setores da nossa economia e gerando empregos de qualidade”, afirmou Coelho em nota divulgada pela ABDE.

Atualmente, a ABDE é presidida por Celso Pansera, que também lidera a Finep. Segundo a entidade, Pansera apoiou a candidatura de Maria Fernanda Coelho. “Maria Fernanda Coelho já foi presidente de um dos maiores bancos do país. Tenho certeza de que a ABDE seguirá como protagonista para ampliar o desenvolvimento do Brasil durante sua gestão”, disse Pansera.

A eleição também mudou a composição dos cargos de diretoria da ABDE. O primeiro vice-presidente será Euler Mathias, diretor de Governo do Banco do Brasil. O segundo vice-presidente seguirá sendo Heraldo Neves, diretor administrativo do BRDE. Os diretores eleitos foram: Alexandre Barbosa, do Sicredi; Cláudio Stábile, da Fomento Paraná; Cledir Magri, da Cresol; Jean Benevides, da Caixa; José Aldemir Freire, do Banco do Nordeste; Marcelo Saintive, do Bandes; Mária Maia, da AGN; Marcos Vinícius de Castro, da AFEAM; e Roberto Batista, do Banco da Amazônia.

Como tem mostrado o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), entre as pautas que mobilizam a ABDE atualmente estão tentativas de ajustes em regras definidas pelo Banco Central que, na prática, ampliariam a oferta de crédito para a indústria e municípios. Uma das demandas é pelo aumento do teto de emissões das Letras de Crédito de Desenvolvimento (LCD), novo título de renda fixa regulamentado no ano passado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes