
O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) realiza ações em defesa do pedestre nesta semana no ABC. Em Mauá, a mobilização ocorre nesta quinta-feira (08/05), a partir das 10h, na avenida Barão de Mauá, 3.350. Em São Bernardo, a ação está marcada para sexta-feira (09/05), às 10h, na avenida Redenção. A expectativa é alcançar ao menos mil pessoas por dia, com apoio das prefeituras locais.
As atividades integram a campanha Maio Amarelo e utilizam materiais da iniciativa “Sinal de Respeito”, que destaca a importância da faixa de pedestres como símbolo de proteção ao elo mais frágil do trânsito. A campanha inclui materiais como uma mão de papelão que simula o gesto de um pedestre pedindo passagem. As ações reforçam o compromisso com a empatia e a civilidade nas ruas.
Criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Maio Amarelo chegou ao Brasil em 2014 com o objetivo de conscientizar a população sobre a responsabilidade coletiva por um trânsito mais seguro. Neste ano, o Detran-SP intensifica a fiscalização contra a alcoolemia e promove iniciativas voltadas a pedestres e motociclistas, com foco na redução de velocidade — principal fator de risco nas vias.