ABC - sexta-feira , 9 de maio de 2025

Cidades do ABC ainda não concluíram a entrega de uniformes escolares

S.André finalizou a entrega dos kits escolares para todos os alunos matriculados (Foto: Angelo Baima/PSA)

Nem todos os alunos da rede municipal do ABC iniciaram o ano letivo com uniformes e materiais escolares novos. O atraso nas entregas virou alvo de críticas de pais e responsáveis em Ribeirão Pires e outras cidades da região, como Diadema e Mauá. Enquanto alguns municípios ainda organizam a distribuição dos kits, outros já concluíram o processo.

Em Diadema, a gestão atual afirma ter encontrado a rede desestruturada, sem licitações nem registros de preços deixados pelo governo anterior. Com a necessidade de iniciar o processo do zero, a entrega ocorre gradualmente: 11 escolas já receberam todos os itens, 28 foram atendidas parcialmente, 9 devem receber em abril, e outras 46 estão previstas para maio. A rede atende cerca de 27 mil alunos, que recebem kits com camisetas, shorts, jaqueta, calça e mochila.

Newsletter RD

Rio Grande da Serra também não iniciou a entrega dos materiais e uniformes. Segundo a Prefeitura, a antiga gestão não realizou o processo de licitação, o que impediu a compra dentro do prazo ideal. A previsão é iniciar a distribuição no próximo mês para os pouco mais de 2 mil alunos da rede municipal, incluindo os da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Já em Mauá, o material escolar foi entregue às 45 escolas municipais e quatro conveniadas, com os uniformes programados para maio.

Santo André e São Caetano concluíram as entregas

Santo André finalizou a entrega dos kits escolares e uniformes para todos os alunos matriculados até o fim do período de inscrições. Os alunos remanescentes continuam recebendo os itens, com previsão de conclusão até o fim de abril. Até agora, cerca de 42 mil estudantes foram contemplados.

São Caetano também concluiu a distribuição para os 21 mil alunos da rede municipal. O processo é feito digitalmente, por meio do aplicativo Kit Escolar São Caetano, que fornece um crédito financeiro às famílias para aquisição dos materiais e uniformes. A medida garante agilidade e autonomia às famílias.

São Bernardo não respondeu ao RD até o fechamento da reportagem.

Caso em Ribeirão Pires

Em Ribeirão Pires, a ausência de uniformes novos para os alunos da rede municipal gerou insatisfação entre pais e mães. Segundo os relatos, nenhuma escola recebeu os kits em 2025 até o momento. As crianças continuam com peças distribuídas em anos anteriores, muitas delas com sinais claros de desgaste.

As responsáveis relatam que os uniformes já não servem na maioria dos alunos. Há registros de camisetas com furos, calças rasgadas e shorts em más condições. Em casos mais críticos, as roupas estão visivelmente curtas ou deterioradas pelo uso contínuo. “Falaram que entregariam os uniformes no final de março e até agora nada”, relata uma mãe, que preferiu não se identificar.

Prefeitura de Ribeirão Pires não se manifestou sobre a entrega de material e uniforme escolar.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes