Nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado aumento significativo no número de diagnósticos de autismo, transtorno complexo do desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamentos. Com o intuito de facilitar esses diagnósticos e levar a oportunidade de crianças em situação de vulnerabilidade social serem diagnosticadas, o deputado estadual do Republicanos, Vitão do Cachorrão, criou Projeto de Lei para a implementação de uma carreta móvel equipada para tornar possível o diagnostico precoce de autismo no Estado.
Em entrevista ao RDtv, o deputado afirma que com a realização precoce de uma diagnóstico do transtorno, o tratamento da criança ou do jovem poderá ser mais eficaz. “Muitas famílias enfrentam dificuldades para obter um diagnóstico preciso e rápido para seus filhos. Com as carretas, poderemos alcançar áreas onde não há recursos suficientes, garantindo que mais crianças tenham acesso ao tratamento adequado desde cedo”, diz.
As carretas seriam equipadas com profissionais capacitados, incluindo psicólogos, psiquiatras e terapeutas especializados em TEA. Além disso, contariam com equipamentos modernos para realizar avaliações clínicas e psicológicas, como testes específicos e avaliações comportamentais em um ambiente climatizado sem muito barulho, para minimizar a alteração emocional dos pacientes e dos acompanhantes.
A proposta já passou pela Comissão de Finanças, de Orçamento e de Planejamento da Câmara dos Deputados, só resta ser votada. Vitão acrescenta que já pediu para que o projeto seja votado com urgência, para que a carreta seja implementada o quanto antes. “Ao colocarmos nas redes sociais sobre o projeto, recebi uma série de mensagens de mães que estão há mais de seis meses esperando pelo diagnóstico e nós sabemos que o diagnóstico precoce de qualquer condição, possibilita melhora no tratamento e não é diferente com o autismo”, completa.
O deputado comenta ainda sobre um outro projeto de lei proposto por ele que que torna obrigatória a instalação de pontos de apoio para que caminhoneiros, em especial mulheres caminhoneiras, possam parar seus veículos e descansar. ” Esses profissionais necessitam de pontos de paradas de descanso adequados, com banheiros limpos, com possibilidade de um banho, estruturas para acolher motoristas mulheres.O Poder Legislativo precisa apoiar, incentivar e melhorar as condições de vida desses profissionais no período que estão longe de casa enfrentando muitas horas de viagens”, finaliza.