A SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) iniciou a distribuição de mais de 519 mil unidades da vacina monovalente contra covid-19 para imunização do público prioritário. No entanto, o que se sabe até o momento é que, do ABC, somente duas cidades (Santo André e São Bernardo) estão inclusas na programação de distribuição do imunizante.
As doses abrangem crianças entre 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e pessoas a partir de 5 anos com comorbidades.
Santo André, que recebe cerca de 30 mil doses da vacina monovalente, aguarda retorno da SES-SP para seguir com as tratativas. Em nota, a Prefeitura diz que, assim que o Centro de Distribuição e Logística do Estado de São Paulo realizar a distribuição das doses, as 34 Unidades de Saúde do município serão responsáveis por administrar a vacina Moderna na população elegível.
Em São Bernardo, está prevista para sexta-feira (24/05) a chegada de um lote de vacinas da fabricante Moderna para imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos e demais grupos prioritários.
Cidades aguardam previsão do recebimento de vacinas
Diadema diz, em nota, que aguarda informações da SES-SP sobre o envio da vacina monovalente. Atualmente, a vacina contra covid-19 disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) é a Pfizer Baby, para crianças de seis meses a quatro anos.
Mauá também aguarda o envio de novas doses com o novo imunizante, por hora sem previsão. No momento, a Prefeitura oferece somente a Coronavac, direcionada a quem tenha 12 anos ou mais e que não recebeu nenhuma dose. A vacinação está disponível na UBS Flórida (rua Samuel Wainer, 155 — Jardim Flórida), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Já São Caetano diz, em nota, que não sabe se o município será atendido com as doses.
Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires não possuem previsão de quando vão receber novas doses. Os municípios aguardam orientações do Governo do Estado.