ABC - terça-feira , 21 de maio de 2024

Região fecha primeiro trimestre com mais de 11 mil novos postos de trabalho

Feirão do Emprego realizado pela prefeitura de São Bernardo teve quatro edições no ano passado e mais uma só para mulheres em março. (Foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

A região fechou o primeiro trimestre de 2024 com saldo positivo de 11.184 vagas de empregos, recuperando com sobra o resultado negativo do último mês de 2023, quando o ABC amargou saldo negativo de 7.493 vagas. O saldo de março, de 4.632 vagas, é o segundo melhor em sete meses, perdendo apenas para fevereiro, quando a região teve 5.186 vagas de saldo. Um trimestre tão positivo não se via desde o período entre julho e setembro do ano passado.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) elaborado pelo Ministério do Trabalho. Com esses números a região contabiliza estoque de trabalhadores com carteira assinada de 800.575 pessoas.

Newsletter RD

Ribeirão Pires foi a cidade da região que teve a maior variação relativa no saldo de empregos. A cidade ficou com saldo de 196 vagas em março, variação de 0,97%. São Bernardo ficou em segundo na variação relativa, com 0,68% sobre o estoque de vagas ocupadas desde o início do ano. A cidade gerou 1.879 vagas, o maior contingente de empregos em números absolutos na região. A cidade respondeu, sozinha por mais de 40% do saldo de vagas do ABC. Santo André foi a segunda em número total de vagas na região, com 1.086 empregos formais gerados e variação de meio por cento em relação ao início do ano.

Considerando os números dos últimos 12 meses, entre abril de 2023 e março deste ano, o ABC gerou 23.486 empregos formais, sendo que São Bernardo foi a que teve o maior número, foram 7.995 novos postos de trabalho; Santo André gerou 7.176 vagas; Mauá, 4.090; Diadema 2.594; Ribeirão Pires, 878; São Caetano, 697 e Rio Grande da Serra 56.

A prefeitura de São Bernardo comemorou a liderança na geração de postos de trabalho. Em nota, o município aponta que além de liderar com mais de 40% dos postos de trabalho criados no ABC, o município ficou na quarta posição no Estado, atrás apenas da Capital, Guarulhos e Campinas. O município contabilizou 14.557 contratações no mês passado, ante 12.678 desligamentos no período. Os números da cidade são puxados, principalmente, pelo setor de serviços: 1.305 de saldo, seguido por comércio e indústria, com 452 e 153 postos, respectivamente.

“É uma grande satisfação identificarmos que, mais uma vez, São Bernardo consta com saldo extremamente positivo de empregos formais, segundo dados do Caged, em posição de destaque no Estado. Os números apurados provam a pujança da cidade e que estamos no caminho certo, priorizando políticas públicas de fomento à criação de postos de trabalho e novas oportunidades, além da desburocratização e leis de incentivo fiscal para investimentos e geração de empregos da iniciativa privada”, comemorou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Uma das estratégias da prefeitura de São Bernardo é a realização de feriões do emprego. No ano passado foram quatro edições, neste ano a prefeitura realizou no mês de março um feirão destinado apenas às mulheres.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes