
O Paço Municipal de Ribeirão Pires sediou neste domingo (14/4) o 3º Festival Oriental da cidade. A organização estima que mais de 6,5 mil pessoas prestigiaram a edição. Gastronomia típica, concurso de cosplay, apresentações musicais, parada taikô, Dança de Leões e convidados foram destaques da programação. O festival foi realizado pela Prefeitura, com apoio do Kaikan.
Oficinas culturais gratuitas, como origami, mangá e escrita japonesa, fizeram parte da programação. Luan Morais Rodrigues, 12 anos, gostou de participar da oficina de origami. “Ele faz mangá na Escola Municipal de Artes. Não faz nem um mês que começou e já pegou a técnica. Fez o desenho do Naruto esses dias. Então, o universo japonês tem chamado muito a atenção dele”, comentou a mãe Eliene da Silva Rodrigues.
Não faltou opção para os amantes da gastronomia oriental: Lamen, Ramen, Temaki, Poke, Taiaki entre outras delícias. As escolhas de Pamela Pena e Íris Pena, mãe e filha, moradoras da Vila Assis, em Mauá, que vieram pela primeira vez ao Festival foram hot roll e temaki. “A Íris me influencia muito nesse amor pela cultura oriental. Ela começou a gostar dos Animes e sou mãe, né, comecei a entrar na onda. Acabei me apaixonando pela culinária”, comentou Pâmela. Trajada com personagens do Japão, Íris comentou que um dos seus favoritos é o “Demon Slayer”.
Além da categoria pet, o Festival Oriental promoveu concurso de cosplay nas categorias fofura (até 3 anos), kids (4 a 12 anos) e adulto. A Rua Felipe Sabbag foi fechada ao trânsito para sediar a Feira de Artesanato local. Expositores apresentaram, também, itens artesanais e de vestuário típicos do oriente.