Uma orientação importante antes de requerer a aposentadoria é simular, no portal Meu INSS, quanto tempo de contribuição falta para ter direito ao benefício. A simulação serve também para conferir qual a melhor opção de aposentadoria e se todas as contribuições do trabalhador constam no cadastro do Instituto.
No Meu INSS, o item do serviço é “simular aposentadoria” e pode ser feito a qualquer momento. É importante lembrar que o simulador é apenas uma estimativa e não tem o valor oficial de uma solicitação de benefício.
Sistema do INSS
O tempo de contribuição do trabalhador que aparece na simulação é o mesmo que consta no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Esse cadastro é alimentado por dados fornecidos por empresas, órgãos públicos e pelos próprios segurados, no caso dos contribuintes individuais.
Se estiverem no simulador, as contribuições do segurado serão consideradas na análise da aposentadoria. No entanto, se a empresa em que a pessoa trabalhou não tiver prestado informações aos órgãos públicos, podem existir contribuições que não aparecem no sistema do INSS. Nesse caso, o segurado pode preparar a documentação desse período para comprovar a atividade, quando for pedir a aposentadoria.
Pedido de benefício
A aposentadoria pode ser requerida também pelo portal Meu INSS. Ao solicitar o benefício, o segurado pode verificar as atividades listadas e se falta algum tempo de contribuição. É possível informar no próprio sistema as atividades profissionais, o tempo de contribuição e anexar documentos.
É recomendável também observar se há divergência no valor dos salários de contribuição, já que essas informações vão ser consideradas para o cálculo do benefício.
O portal pode ser acessado pelo aplicativo Meu INSS para celular ou no site gov.br/meuinss. Para mais orientações, ou se não tiver acesso à internet, o segurado pode ligar para o telefone 135, da Central da Previdência.