Cidades do ABC terão em média 15 feriados neste ano

Cartaz na porta da Policlínica do bairro Campestre avisa ser ponto facultativo dia 2 de janeiro. (Foto: Reprodução)

Algumas cidades já definiram os feriados e pontos facultativos que terão em 2024. No ABC, cada cidade conta com 16 feriados em seu calendário municipal, envolvendo feriados nacionais e estaduais, além de emendas de feriado como do Corpus Christi (30 de maio), que cai em uma quinta-feira, e feriados ao fim do ano que caem em terça-feira, como as véspera de Natal e Ano Novo.

Ainda que divulgados pelas prefeituras, alguns moradores foram pegos de surpresa por pontos facultativos voltados ao serviço de saúde, como é o caso de um morador de Santo André (que prefere não ser identificado), que compareceu à Policlínica do bairro Campestre na terça-feira (02/01) e não pode pegar os medicamentos necessários para sua esposa que tem diabetes porque a unidade estava fechada e com um cartaz colado na porta dizendo que se tratava de ponto facultativo e que em caso de emergência as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) deveriam ser procuradas.

Newsletter RD

“O cartaz diz para que em casos de emergência, ir até outra unidade de saúde. Diabetes é questão de urgência, precisa de medicação constante para o tratamento. Acho um absurdo muito grande que logo no primeiro dia útil do ano, eu não consiga pegar os medicamentos para a minha esposa”, relata. O morador diz ainda que alguns outros moradores presenciaram a cena, e pediu que decisões como esta fossem divulgadas de maneira mais efetiva.

A prefeitura de Santo André sustenta que a divulgação dos feriados e dos pontos facultativos tiveram publicidade nos canais oficiais e na imprensa local. Santo André conta conta com doze feriados nacionais e estaduais, além do feriado de aniversário da cidade que ocorre no dia 8 de abril. Além disso, o município considera pontos facultativos os dias 12 e 13 de fevereiro, que antecede o Carnaval, e 28 de outubro, Dia do Servidor Público.

Em São Bernardo, são considerados treze feriados. Como algumas das datas acontecem entre as terças e quintas-feiras da semana, a prefeitura considera onze dias como pontos facultativos, sendo os principais: 13 de fevereiro (Carnaval), 14 de fevereiro até as 13h (Cinzas), 28 de outubro (Dia do Servidor Público) e os dias 24 (Natal) e 31 de dezembro (Ano Novo).

Já Mauá, conta apenas com cinco pontos facultativos, dentre eles os dias 13 e 14 de fevereiro até as 13h (Carnaval e Cinzas). A cidade conta com treze feriados, em que além das datas estaduais e nacionais, o aniversário da cidade, que é comemorado no dia 8 de dezembro.

Diadema conta nesse ano também com treze feriados, com destaque para os dias 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e 8 de dezembro, aniversário do município. Entre os pontos facultativos definidos pela prefeitura estão: 12 e 13 de fevereiro (Carnaval), 14 de outubro (Dia do Professor), 28 de outubro (Dia do Funcionário Público) e 24 e 31 de dezembro (vésperas de Natal e Ano Novo).

A Prefeitura de Ribeirão Pires informa que ainda não publicou a lista de feriados e pontos facultativos para 2024. São Caetano e Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento desta reportagem.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes