Furacão Hilary é rebaixado para categoria 2 enquanto México e EUA esperam ‘catástrofe’

O furacão Hilary se movimentou em direção à península de Baixa California, no México, na noite de sábado, 19, como um furacão de categoria 2, em meio a alertas do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA de que o furacão ameaçava inundações “catastróficas” e provavelmente cruzaria o sudoeste dos EUA como uma tempestade tropical.

Embora ainda seja provável que esta seja a primeira tempestade tropical a atingir o sul da Califórnia em 84 anos, o furacão enfraqueceu de uma categoria 3 para uma tempestade de categoria 2 e deve perder força ainda mais à medida que avança para o norte.

Newsletter RD

“O furacão Hilary parece estar enfraquecendo rapidamente”, afirmou John Cangialosi, especialista sênior em furacões do National Hurricane Center, em uma atualização de sábado publicada online.

Previsões

Os meteorologistas disseram que a tempestade pode trazer fortes chuvas para o sudoeste dos Estados Unidos com quantidades isoladas de até 25 centímetros, em partes do sul da Califórnia e sul de Nevada.

As autoridades emitiram um alerta de retirada para o destino turístico da Ilha de Santa Catalina, a 37 quilômetros da costa sul da Califórnia, enquanto as autoridades de Los Angeles lutavam para levar moradores de rua para abrigos.

Espera-se que furacão Hilary suba a península rumo ao norte, ameaçando com fortes chuvas e inundações perigosas na cidade fronteiriça de Tijuana, no México, onde muitas casas na cidade de 1,9 milhão de habitantes se agarram precariamente a encostas íngremes.

O Serviço Nacional de Parques dos EUA fechou o Parque Nacional Joshua Tree e a Reserva Nacional Mojave, na Califórnia, para evitar que os visitantes fiquem presos em meio às enchentes. Cidades em toda a região, incluindo no Estado de Nevada e Arizona, ofereceram sacos de areia para proteger as propriedades contra enchentes.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na sexta-feira que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências pré-posicionou equipes e suprimentos na região. “Peço a todos, todos no caminho desta tempestade, que tomem precauções e ouçam as orientações das autoridades estaduais e locais”, disse ele. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes