A Estância Turística de Ribeirão Pires sediará no próximo sábado (19/08) a primeira edição do Empreenda Tur, evento liderado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Viagens, para debater e apresentar ações que visam ajudar os empreendedores do setor em diversas cidades. Em entrevista ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (16/08), o secretário executivo do evento, Sebastião Téo, e o prefeito Guto Volpi (PL), ressaltaram a importância da ação na cidade.
“O Empreenda Tur foi concebido na possibilidade de se fazer um programa de empreendedorismo o turismo. A primeira edição desse programa vai acontecer em Ribeirão Pires, por ser a única Estância Turística do ABC e pelas condições que Ribeirão Pires oferece aos empreendedores, aos investidores de se investir, estabelecer e promover o crescimento econômico e turístico”, explica Téo.
O evento será separado em três etapas. A primeira contará com a exposição de diversos parceiros como o Sebrae, a Fenae (Federação de Empreendedores do Brasil), Desenvolve SP e outros, que vão expor suas ações e programas que visam ajudar o setor, inclusive com a possibilidade de oficinas gratuitas, debates e orientações sobre as linhas de crédito, além da própria troca de ações e negócios entre os visitantes.

A segunda etapa será a palestra com a jornalista Giuliana Morrone, sobre a vivência nos mais diversos setores de negócios, apontando pautas para o futuro de suas carreiras e investimentos. Por fim, haverá o “Show do Empreendedor” com os artistas Rick Barão do Forró, Richard & Diego e Mathias Ricasso.
“Nós estamos orgulhosos e honrados em recepcionar o primeiro evento e agradeço, pois ter esse peso, uma programação de pesos pesados e é claro que dá uma atenção. Nossa equipe está toda empenhada, junto ao Sebastião, para que isso ocorra muito bem. Vamos aproveitar também para ter uma pauta de entrega de obras na Vila do Doce, do Parque Linear e do Boulevard Gastronômico, que não foi entregue por conta da pandemia”, salienta o chefe do Executivo.
O secretário executivo do Empreenda Tur também visa entendimento junto a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) para que possa alavancar as atrações e eventos de Ribeirão Pires. O atual calendário conta com 50 ações durante todo o ano, uma delas, o Festival do Chocolate, acabou atraindo turistas oriundos de outros estados, algo que não se tinha com tanta frequência em outras edições, apontou o prefeito
Outro ponto é aproveitar o evento para fomentar outras ações, entre elas, a de conseguir preparar Ribeirão Pires para que possa receber turistas muçulmanos, o que necessitará de ações específicas de toda a rede turística, principalmente levando em conta alguns pontos da cultura religiosa, como a necessidade de espaços para rezar.