ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

EUA e Taiwan assinam acordo comercial, em desafio à oposição da China

Os EUA assinaram um acordo comercial com Taiwan na quinta-feira, 1º de junho, desafiando a oposição da China, que reivindica a ilha de governo autônomo como parte de seu território.

Os dois governos dizem que o acordo fortalecerá as relações comerciais bilaterais, ao aperfeiçoar os serviços alfandegários e impulsionar os investimentos.

Newsletter RD

O tratado foi assinado por funcionários das entidades não oficiais que coordenam as relações entre EUA e Taiwan, notório polo da indústria de alta tecnologia. Embora não tenham laços diplomáticos formais, os dois lados mantêm relações não oficiais e seu comércio anual alcança bilhões de dólares.

O acordo tem o objetivo de “fortalecer e aprofundar o relacionamento econômico e comercial”, afirmou o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, pela sigla em inglês) em comunicado. A vice do USTR, Sarah Bianchi, participou da cerimônia de assinatura.

O governo chinês acusa Washington de violar acordos sobre o status de Taiwan e exige que o governo dos EUA interrompa o contato oficial com o governo eleito da ilha.

Taiwan e China se separaram em 1949, após uma guerra civil. A ilha nunca fez parte da República Popular da China, mas o Partido Comunista ameaça integrá-la ao continente à força, se necessário. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes